Bolsonaro dá entrevista à Record depois de fugir da coletiva em Davos

Todos os posts, Últimas notícias

Após frustrar jornalistas do mundo inteiro que acompanham o Fórum Econômico Mundial ao cancelar uma entrevista coletiva programada previamente, o presidente Jair Bolsonaro deu uma entrevista à Record nesta quarta-feira (23) em Davos, na Suíça. A entrevista foi exibida às 21h40 no “Jornal da Record”.

O presidente, claro, tem o direito de falar com quem ele quiser. Mas ao cancelar uma entrevista que contaria com a presença de jornalistas de diferentes países, uma praxe em eventos deste porte, passou a má impressão de que queria evitar ser confrontado com temas espinhosos.

O cancelamento da coletiva foi anunciado cerca de 40 minutos antes do horário previsto para ela ocorrer. A “Folha” registrou que ao longo do dia foram dadas três justificativas para o que aconteceu. Primeiro, o assessor da Presidência Tiago Pereira Gonçalves disse a repórteres que aguardavam o presidente no hotel que o cancelamento se deu devido à “abordagem antiprofissional da imprensa”.

Depois, uma assessora e o ministro Augusto Heleno (GSI) afirmaram que o presidente quis se poupar de uma agenda carregada. Por fim, o ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral) afirmou que o presidente retornara ao hotel porque precisara trocar a bolsa de colostomia que usa.

Na entrevista a Ana Paula Gomes, da Record, o cancelamento da coletiva foi explicado como “recomendação médica”. “Tenho que chegar descansado domingo (27) em São Paulo para que eu possa me submeter a uma cirurgia bastante complexa”, disse o presidente. A cirurgia, a ser realizada no Hospital Albert Einstein, para retirada da bolsa de colostomia, está programada para o dia 28, segunda-feira.

“Não posso chegar cansado lá”, acrescentou o presidente. “Obviamente que o que nós pudermos cancelar aqui, nós cancelamos. E foi essa coletiva que, no meu entender, tendo em vista o que foi tratado de forma pública, não teria nenhuma novidade a apresentar pra imprensa”.

A conversa com a Record durou cerca de cinco minutos. Bolsonaro falou, também, sobre como viu a sua participação em Davos, a imagem do Brasil, a situação na Venezuela e as acusações ao filho Flavio Bolsonaro.

Do Blog do Mauricio Stycer