Bruno Covas reestrutura secretarias de olho nas eleições

Todos os posts, Últimas notícias

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), demitiu secretários, já nomeou os substitutos e seus adjuntos e exonerou dezenas de assessores em cargos de confiança. O objetivo dessa reforma no primeiro escalão é fortalecer apoio político de diferentes partidos para o restante de sua gestão e já de olho na campanha à reeleição do ano que vem.

Todas as trocas foram publicadas no Diário Oficial da cidade desta terça-feira (8). A reforma de Covas foi antecipada pela coluna Mônica Bergamo, da Folha.

A principal mudança está na Secretaria da Educação. Alexandre Schneider foi substituído pelo ex-secretário de Educação de Márcio França no governo de São Paulo, João Cury Neto.

Reconhecido na área, Schneider atuou na criação de dezenas de milhares de vagas em creche na atual gestão. Já Cury, então secretário de Educação, foi expulso por aliados de João Doria do PSDB.

Essa troca visa tanto já construir apoios para a reeleição de Covas quanto atrair Márcio França (PSB), virtual concorrente do prefeito na disputa.

Bruno Covas, 38, começou a atual gestão paulistana como vice de João Doria e virou prefeito da cidade de São Paulo em abril passado, quando o então titular decidiu abandonar o cargo para disputar (e vencer) as eleições ao Governo de São Paulo.

Durante a última campanha eleitoral, Covas se manteve discreto. Não queria indicar nenhuma mudança de rumo na cidade enquanto o antecessor, também do PSDB, usava os 15 meses de gestão como vitrine. Agora já trata a prefeitura como sua, sem as amarras do antecessor.

Na semana passada, por exemplo, o prefeito fez uma série de nomeações políticas e até relançou regras sobre aplicativo de transporte, em acenos para aliados e também para contemplar membros de partidos que ajudaram na aprovação da reforma da previdência municipal no final do ano passado.

O gesto principal foi a assinatura de um decreto que, na prática, apenas reafirma regras que já haviam sido anunciadas pela gestão tucana sobre o funcionamento de aplicativos de transporte na cidade, tais como Uber, 99 e Cabify.

Nesta terça-feira, entre outras mudanças na prefeitura, Aloisio Pinheiro, membro do PRB, assume a pasta da Habitação. Pinheiro foi advogado do PRB e secretário do Meio Ambiente de Suzano, cidade da Grande SP. Fenando Chucre, atual titular da pasta, deixa a Habitação para assumir a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento.

Heloísa Proença, atual titular de Urbanismo e muito próxima do mercado imobiliário, sairá do governo.

Parte dos secretários será trocada em uma dança das cadeiras na prefeitura, entre secretários, adjuntos e secretários-executivos. Cesar Angel Boffa de Azevedo, secretário de gestão, será trocado por sua adjunta, Malde Maria Vilas Bôas. Boffa vai ser adjunto da pasta de Urbanismo e Licenciamento.

Affonso Emilio de Alencastro Massot foi exonerado do cargo de secretário das Relações Internacionais, e Luiz Alvaro Menezes assumirá o cargo temporariamente. Covas também exonerou ao menos 45 cargos comissionados.

Da FSP