Com apoio do MDB garantido por Jucá, Maia pode levar Câmara no 1º turno

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), afirmou nesta terça-feira (29) que o partido apoiará a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A eleição para presidente da Câmara está marcada para a próxima sexta-feira (1º), e Maia está no comando da Casa desde 14 de julho de 2016.

Atual vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (MDB-MG), afirma que disputará a presidência da Casa na eleição do dia 1º. Questionado sobre o assunto, Jucá respondeu:

“Fabinho [Ramalho] é um candidato que já se colocou, tem todo direito de ser candidato, é uma figura expressiva do MDB. Mas, na composição partidária, o MDB está nessa composição com o Rodrigo Maia, inclusive discutindo bloco parlamentar a partir do dia 2 de fevereiro”, afirmou Jucá nesta terça.

“O que levou [à decisão] foi o entendimento politico, amadurecimento. Nós somos parceiros do Rodrigo. Houve desencontro na questão da Câmara num certo momento, mas eu acho que o Rodrigo soube recompor bem, teve talento, teve competência. Acho que ele ajustou uma grande chapa, aí que acredito que não vá ter dificuldades”, acrescentou o presidente do MDB.

Atualmente segunda maior bancada da Câmara, com 51 deputados, o MDB passará a ter a quarta maior da Casa (34) a partir de 1º de fevereiro, quando os deputados eleitos tomarão posse.

Para ser eleito presidente da Câmara, um deputado precisa contar com o apoio da maioria dos parlamentares, desde que estejam presentes à sessão de votação ao menos 257 deputados, o que configura maioria entre os 513.

Além do MDB, outros 12 partidos já anunciaram oficialmente apoio a Rodrigo Maia. Juntas, as legendas somam 262 deputados.

Do G1