Em 2003, Lula fez discurso histórico em Davos

Todos os posts, Últimas notícias

Luiz Inácio Lula da Silva falou pela primeira vez como Presidente do Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos no dia 26 de fevereiro de 2003. Em um gesto simbólico, alguns dias antes ele esteve no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, um evento alternativo que buscava se contrapor justamente ao que Davos representa.

Naquela ocasião, Lula buscava conquistar a confiança daqueles que ainda olhavam um governo do PT com desconfiança, mas para além disso, ele reafirmou para todo o Mundo seu compromisso com o combate à fome e à miséria, conforme colocou em prática nos anos seguintes.

Seu desempenho foi tão reconhecido no mundo, que Lula acabou sendo o primeiro presidente brasileiro a receber o prêmio de Estadista Global no ano de 2010, em homenagem pela atuação em vários setores, como do meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial, com o objetivo de melhorar a situação do planeta.

Em sua primeira participação no Fórum, Lula explicava que “combater a fome não é apenas tarefa do Governo, mas de toda a sociedade. A erradicação da fome pressupõe transformações estruturais, exige a criação de empregos dignos, mais e melhores investimentos”.

Mostrando um profundo conhecimento das mazelas humanas, poucos anos após o atentado de 11 de setembro, Lula lembrou aos ouvintes que “a paz não é só um objetivo moral. É, também, um imperativo de racionalidade. Por isso, defendemos que as controvérsias sejam solucionadas por vias pacíficas e sob a égide das Nações Unidas. É necessário admitir que, muitas vezes, a pobreza, a fome e a miséria são o caldo de cultura onde se desenvolvem o fanatismo e a intolerância”.

Lula ainda fez um apelo para que os países desenvolvidos contribuíssem com os menos desenvolvidos, fazendo com que as descobertas científicas fosse universalizadas e aproveitadas em todos os países do mundo.

“Meu maior desejo é que a esperança que venceu o medo, no meu país, também contribua para vencê-lo em todo o mundo. Precisamos, urgentemente, nos unir em torno de um pacto mundial pela paz e contra a fome”, finalizava o ex-presidente na sua primeira fala em Davos.

Assista ao vídeo:

Do PT