Freixo articula diálogo com PT e PDT na câmara

Todos os posts, Últimas notícias

O deputado federal eleito Marcelo Freixo (Psol-RJ) anunciou nesta quinta-feira (3) sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e iniciou as negociações com partidos de centro-esquerda. Ele diz ter conversado com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (sua parceira de Câmara a partir de fevereiro), e com o presidente do PDT, Carlos Lupi. As respostas, segundo Freixo, não foram conclusivas, mas ele afirma que recebeu um indicativo de que pode ter apoio dessas e de outras siglas. Rumo a seu primeiro mandato em Brasília, Freixo disse que o fato de ser conhecido nacionalmente o ajudará na disputa, apesar de ser um novato no Congresso Nacional. A seguir os principais trechos da conversa de Freixo com a EXPRESSO.

EXPRESSO – O senhor procurou partidos de esquerda para tentar articular sua candidatura à presidência da Câmara?

Marcelo Freixo – Conversei com a Gleisi [Hoffmann, presidente do PT e deputada federal eleita] hoje e com [Carlos] Lupi [presidente do PDT] ontem. Hoje também tenho uma conversa com Jandira [Feghali, deputada federal do PC do B]. A negociação do [Rodrigo] Maia com o PSL antecipou essas conversas para que o nosso campo esteja minimamente organizado. Não tem nenhum sentido que esse campo –  que esteve junto no impeachment, no enfrentamento ao governo Temer e no debate eleitoral – fique junto com Maia e com o governo como se o Congresso fosse um espaço diferente da política real. Não é hora de olhar para dentro do Congresso. É hora de olhar para fora. Tem um processo grande de ameaça de retrocessos desse governo. As medidas estão anunciadas. Coloco meu nome à disposição para fazer esse debate no campo das ideias. A política não pode ser espaço apenas de acordo. Tem que ser espaço de diálogo de ideias.

EXPRESSO – Qual foi a reação da Gleisi?

Marcelo Freixo – Foi ótima a conversa. Ela disse que tem que consultar os líderes e os deputados.

EXPRESSO – E como foi com Lupi?

Marcelo Freixo – Lupi é do diálogo. Tenho relação com ele há muito tempo. Ele achou ótima a ideia de eu lançar a candidatura e que se conversasse. Ele também acha que há um desconforto em apoiar Maia após essa aproximação com o PSL. Isso abre espaço para um campo que já vem tentando se aproximar há mais tempo, em termos eleitorais inclusive.

EXPRESSO – Por que o senhor decidiu concorrer?

Marcelo Freixo – Essa tinha sido uma decisão da bancada do Psol no final do ano passado. A gente não apoiaria o Rodrigo Maia por causa da pauta econômica, principalmente, e eu seria o candidato. E também foi decidido que a gente também conversaria com um campo mais amplo. Com o anúncio do Maia e PSL feito ontem, isso se antecipou e a gente começou as conversas com esse setor.

EXPRESSO – Maia já tem apoio oficial do PSL e PRB. O senhor pretende conversar com deputados de centro, além dos de esquerda?

Marcelo Freixo – Já mandei uma mensagem para o Randolfe [Rodrigues, senador], da Rede. Esse é um campo grande, que envolve PT, PDT, PSB, PC do B. O primeiro passo é conversar dentro desse campo. Depois disso, amadurecido isso dentro desse campo, podemos procurar todos aqueles que têm responsabilidade republicana. O que está em jogo diante das medidas anunciadas pelo Bolsonaro é um retrocesso muito grande. Todos que têm compromisso republicano têm que sentar para discutir um projeto político para o país sobre o que se espera do Congresso.

EXPRESSO – O senhor é um neófito no Congresso. Isso o atrapalha?

Marcelo Freixo – Tenho muita tranquilidade e sei que tenho muito a aprender. Mas era necessário um nome com uma expressão nacional e, por isso, meu nome foi escolhido. Conversei muito com a Erundina e Ivan Valente (ambos do PSOL de São Paulo). Quem está há mais tempo no Congresso conhece as amarras. Eu estou disponível para construir esse campo político necessário para a República neste momento.

Da Época