General Santos Cruz desmente ameaça de Bolsonaro de acabar com a EBC

Todos os posts, Últimas notícias

Contrariando a promessa do presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou em entrevista que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não será extinta. Ele afirma que a ideia é racionalizar a empresa e otimizar seu orçamento.

Santos Cruz também pretende fixar critérios para as liberações de emendas parlamentares, que são impositivas, sem diferenciar parlamentares por serem do governo ou da oposição. O ministro quer ainda incluir dentro do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) algumas obras inacabadas que forem consideradas estratégicas.

General da reserva, Santos Cruz ainda defendeu que os militares voltem a receber auxílio-moradia ou tenham aumento salarial. Afirmou ainda que a possibilidade de instalação de uma base militar dos Estados Unidos no Brasil, que chegou a ser levantada pelo presidente, “não faz sentido”.

Durante a campanha, o presidente Bolsonaro chegou a falar em extinção da EBC. O que acontecerá com a EBC?

A EBC é uma empresa que tem duas televisões, oito emissoras de rádio e duas agências. Ela tem uma estrutura que acho que é um momento de fazer uma racionalização, sem dúvida nenhuma. Mas isso é preciso fazer respeitando o quadro de funcionários, respeitando os direitos dos funcionários, daqueles que trabalham lá. Tem que otimizar a parte de orçamento, tem que diminuir as despesas, tem que aumentar a qualidade. Isso já está mais ou menos equacionado. Nós tivemos uma primeira reunião e pedi para o pessoal um plano para ver na semana que vem o que vai fazer. Sem dúvida nenhuma, é uma empresa que hoje está com 2.025 pessoas em todo o seu conjunto, por isso é importante a modificação. Mas a primeira coisa é fazer isso respeitando o quadro de funcionários.

A ideia é acabar com a EBC?

A ideia não é acabar. A ideia é aproveitar o máximo que der da estrutura, mas fazer uma racionalização para fazer mais atualizada, mais ágil, sem ideologia, ver quais os princípios que ele vai difundir. Não pode, não tem interesse nenhum de competir com os veículos de comunicação tradicionais. Ela não pode ter ideia de competir, mas só de complementar. Ela vai passar por modificações em curto prazo sem dúvida nenhuma para se ter mais efetividade.

O governo vai priorizar contato direto com a população e reduzir o relacionamento com a imprensa?

Qual foi o grande fenômeno nessa eleição? Existe uma forma direta de comunicação que não é o veículo de massa, da maneira como vinha sendo. E você vê que muitos veículos se afastaram da realidade e não tiveram influência, com toda a tecnologia, com toda a rede montada, com toda a especialidade de comunicação. Cadê o marqueteiro? Se acreditava que tinha que ser um cara super expert em marketing para fazer sua imagem. Sumiu? Você teve 57 milhões de brasileiros, cada um bolando um vídeo, uma piada, uma mensagem. Parte da imprensa não percebeu que ela já não tinha tanto esse poder influencia, de fazer presidente, de desfazer presidente. E hoje está crescendo muito a mídia digital. Hoje você faz uma comunicação direta, hoje eu coloco uma mensagem num grupo de WhatsAPP e em 30 minutos está com 10 mil, 15 mil acessos. Você tem uma comunicação digital que está crescendo. Na minha conversa com a Secom, perguntei qual é a parcela da nosso trabalho em mídia digital. É de 15%. Vamos aumentar. Hoje o setor privado está jogando 80% do recurso dela na parte de mídia digital. Você pode se comunicar direto com o cidadão.

O senhor falar em 80%. A ideia é aproximar disso?

Não, não. É apenas uma referência. Vamos aumentar. A orientação é que vamos aumentar a presença em mídia digital. É o momento. Não adianta você querer ficar agarrado no tradicional se o dinamismo está impondo outra coisa.

O senhor é responsável pela Secom e o governo teve problema de comunicação nestes primeiros dias, como resolver essa questão?

São 22 ministros e estamos nos primeiros dias, é normal você ter no primeiro, segundo, terceiro dia, um desencontro aqui outro ali. Um dia para trás já virou parte do passado. A harmonia está em franca ascensão, nós tivemos uma reunião e a sensação que eu tive é que a integração e a harmonia estão numa ascendente muito boa. É natural que com a convivência você vai reconhecendo o modo de pensar de um e de outro, a facilidade de comunicação, a liberdade de comunicação. Não traz prejuízo nenhum, de vez em quando dá um arranho desses aí. Passou, passou, vamos embora.

Vocês avaliam que essa comunicação que está sendo feita hoje é suficiente para dialogar com a população em temas difíceis, como a reforma da Previdência?

Vejo por mim, eu lia jornal, já pego aqui (pega o celular) e já dou uma olhada por aqui, se quiser tem até os resumos dos jornais. Antigamente tinha os jornalões… Hoje para dar conta do Whatsapp é dificil, então essa comunicação com a população pode ser dividida com uma mensagem presidencial pelo Twitter, ela se espalha com uma velocidade incrível, atinge milhões de pessoas em uma, duas horas. É importante também para manter a população motivada. O nível de politização está muito alto, qualquer um acompanhada tudo seja por piada, por texto, por imagem na rede social. É importante que a população fique ligada. O congresso tb tem que levar em consideração isso daí. E sem dúvida leva. Hoje tem 249 deputados novos que usaram esses recursos todos. Muitos políticos tradicionais fizeram alianças políticas no velho estilo e ficou todo mundo de fora.

O senhor ficou com a liberação de emendas e o ministro Onyx com a negociação política, isso vai ser separado agora?

Uma coisa é a parte política, outra coisa é você seguir os critérios, independente da parte política, Tem coisas que são impositivas, aquilo que é impositivo você tem que tratar igual todos os parlamentares. Tem que tomar muito cuidado para não ser injusto no trato da emenda, afinal de contas é um direito do parlamentar, de qualquer partido, de ter o benefício na base. O fim do filme é o benefício à população. Tem que tomar muito cuidado para não atrasar, seja lá de quem for.

Como vocês vão fazer a gestão de emendas. Vocês vão balizar algum programa para execução?

Eu vou conversar com o Onyx para estabelecer critérios para que ninguém se sinta prejudicado.

Mesmo da oposição?

Mesmo da oposição. A oposição também foi eleita igual todo mundo. Não é por aí a negociação política. Tem que tomar muito cuidado para fazer a parte política sem ferir o trabalho do parlamentar, seja ele quem seja.

Então emenda parlamentar então não tem mais a ver com negociação política?

Não estou dizendo que não tenha a ver, mas a gente vai discutir a visão para não prejudicar ninguém, porque isso aí é uma coisa que não existe para o parlamentar, existe para a população que está na ponta da linha. Não pode trabalhar com premissa de beneficiar ou atrapalhar. Isso não pode ser premissa de trabalho.

O PPI ficou na sua pasta, qual é a ideia de trabalho?

O PPI é absolutamente técnico. É uma lista de obras públicas necessárias ao país onde o governo não investe, ele oferece para a iniciativa privada fazer investimento, com o próprio risco, com o próprio capital, mas dando garantia da qualidade técnica do estudo, da segurança jurídica, porque o investidor vai fazer uma estrada, uma ferrovia e vai administrar 30 anos. Então, o PPI depende de credibilidade técnica e da transparência, da absoluta limpeza de todo o processo, sem qualquer risco de irregularidade. Isso que dá sucesso ao PPI. Já foram vendidos, leiloados, nos últimos 30 meses, cerca de 125 projetos. Estamos indo a Porto Alegre na sexta-feira para fazer a assinatura de uma rede de estradas no Rio Grande do Sul que é um investimento de cerca de R$ 7 bilhões, com mais R$ 5 bi de manutenção. Então é um programa que vem se desenvolvendo. Isso daí é extramente importante. E vai ser ampliado esse bolo de ofertas. Com as vendas, vai diminuindo a oferta de produtos. A gente vai fazer agora a seleção de algumas obras inacabadas. O Brasil tem milhares de obras inacabadas. Então nós vamos solucionar algumas mais estratégicas e oferecer nesse bolo para poder concluir.

Vai oferecer essas obras inacabadas com taxas mais atrativas?

Não é só pela atração da taxa de retorno, é pela necessidade estratégica de acabar aquela obra. Às vezes você tem uma estrada de milhares de quilômetros interrompida por um trecho de 100 quilômetros. A seleção ainda vai ser feita. São obras que estavam sendo tocadas pelo governo federal e a proposta é concluir a partir do PPI. Mas você tem que fazer um estudo técnico, ver se não tem embaraço nenhum na área jurídica, se não tem embaraço em terras indígenas, meio ambiente. Tem um trabalho grande para fazer. Aí você coloca também em oferta nesse bolo, de 70 e poucos que a gente tem hoje. Vamos ver o que tem inacabado e vamos fazer uma análise na próxima semana, pinçar algumas poucas. Muita coisa dá para conseguir investimento privado na conclusão. Se você andar pelo Brasil, onde foi cidade-sede da Copa do Mundo ainda tem coisa para acabar. Claro que tem coisas pequenas que você não vai gastar energia no processo, mas alguma que você classificar como estratégica.

Com a sua experiência militar, qual sua visão sobre a ideia de uma base norte-americana no Brasil?

No contexto de hoje, não tem sentido no contexto atual.

Foi um equívoco do presidente?

Talvez uma consideração hipotética. Uma coisa é uma consideração hipotética, outra coisa é um plano. Às vezes você fala certas coisas como hipótese. Quando digo que não tem sentido, isso é no contexto atual. Pode ser que um dia esse contexto mude, mas aí é outra história, você estuda o outro contexto. Esse tipo de opinião é uma opinião às vezes dentro de um contexto mais teórico, realmente hipotético, levantando outras hipóteses. Hoje eu não vejo nenhuma necessidade. Para resumir esse assunto, acho que não tem necessidade nenhuma nem para nós e nem para eles. Na segunda guerra mundial teve base americana porque naquela época você dependia de aviões com pequeno alcance. Hoje tem aviões que ficam 24 horas no ar e você vai para onde você quiser.

O senhor é favorável a retomar o pagamento de auxílio-moradia a militares?

Eu não posso falar pelo Ministério da Defesa, não sei como está estudando, mas deve estar estudando suas aspirações. Eu vejo a parte militar com alguns problemas que eu não tive. Eu lembro quando eu era tenente, capitão, que existia o auxílio-moradia, depois ele se tornou tão mínimo que acabou saindo do contracheque e foi extinto. Hoje isso aí é um problema muito sério porque o civil ele não se muda muito, mas o militar, você tem uma característica de mudar. Você vai servir uma cidade lá no interior e o Exército tem que ter moradia porque não tem nem casa para alugar. Em outros locais você tem o aluguel acessível para o salário do militar, em outros lugares o aluguel não é acessível. Então o militar tem algumas características que são muito especiais da profissão. Não é normal você ter 20 transferências durante sua vida profissional e para o militar é normal. Eu tive muitas, tive 25 no total.

Seria uma medida justa?

Acho que ou você aumenta o salário ou você faz um auxílio. O problema é que você tem dar um salário que possa cobrir tudo isso. O que você faz? Quando o salário não é suficiente, aí você tem que pendurar outros benefícios, igual outros trabalhadores, como vale-alimentação, vale-transporte, como complementações.

O governo precisa discutir a questão de remuneração dos militares?

Eu acho que precisa discutir a remuneração de todo o Executivo, porque a remuneração do Executivo é muito abaixo do Judiciário e do Legislativo. Se você comparar os salários são muito discrepantes e essa discrepância é muito difícil fazer um nivelamento.

Como fazer isso em um governo que vai fazer ajuste fiscal?

Isso aí é muito difícil de fazer porque os poderes são independentes e os outros poderes, que não o Executivo, eles têm a vantagem de que eles não têm que administrar o orçamento e o Executivo tem que administrar e acaba cortando na própria carne porque não tem como aumentar. Os outros têm a vantagem de estabelecer aumentos e o Executivo que ajuste o seu orçamento. Então é uma estrutura que traz uma série de dificuldades.

O governo já chegou a avaliar se a situação que está acontecendo no Ceará pode acontecer em outros estados?

O que está acontecendo no Ceará é uma ação de ousadia do crime organizado. O crime organizado é acompanhado pelos órgãos de segurança, que sem dúvida vão sufocar essa ação criminosa. O estado não pode ser refém desse bando de vagabundo criminoso que agride a autoridade governamental dessa maneira. Se qualquer coisa que surgir ou ressurgir nessa linha, medidas serão tomadas. Isso mostra o quanto o Estado tem que ser forte e todo mundo, a população inteira tem que se mobilizar contra essa praga, esse câncer na sociedade que se chama crime organizado.

O governo tem um discurso forte em relação à moralidade, mas como se encaixa a nomeação do filho do vice-presidente, Antonio Hamiton Mourão, para um cargo mais alto no Banco do Brasil?

Eu vi pela imprensa. Ele é funcionário de carreira do banco, né?

Mas vai passar a ganhar o dobro do que ganhava…

É uma situação que você tem um funcionário com 18 anos na carreira e foi promovido dentro da estrutura do banco. Então é o banco tem que dizer porque selecionou. Não vou entrar no mérito porque você vê em diversos órgãos públicos pessoas que não tem a menor experiência naquela área e ganhando até mais. Fazer uma avaliação dessa seria uma leviandade.

Nem Fabrício Queiroz nem os familiares dele prestaram depoimento ao Ministério Público sobre as suspeitas. O governo está satisfeito com as explicações dadas?

O governo não tem nada a ver com esse Fabrício Queiroz. Isso não é assunto de governo. Nós estamos todos os dias aqui lidando com assuntos de governo. Sinceramente o tal de Fabrício de Queiroz não é motivo da minha atenção e não é assunto de governo. Ele que explique o que tem que explicar.

Do O Globo