Movimento antivacinas será uma ameaça a saúde mundial esse ano, alerta OMS

Todos os posts, Últimas notícias

Movimentos antivacinas são uma das ameaças mundiais à saúde em 2019, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A lista também conta com as mudanças climáticas, frágil atenção primária, dengue e doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes.

Segundo a agência da ONU (Organização das Nações Unidas), a hesitação em vacinar, mesmo com a disponibilidade dos medicamentos, ameaça reverter o progresso alcançado na prevenção de determinadas doenças.

“A vacinação tem um dos melhores custos-benefícios para evitar doenças. Ela previne de 2 a 3 milhões de mortes por ano e mais 1,5 milhão poderia ser evitada com a melhoria da cobertura vacinal”, diz a agência.

A OMS afirma ainda que os casos de sarampo, por exemplo, tiveram um aumento de 30% no mundo. Nem todo o crescimento, contudo, pode ser associado ao questionamento às vacinas.

Em 2017,  um em cada quatro municípios do país tiveram cobertura abaixo do ideal em vacinas obrigatórias para bebês e crianças.

  1. A poluição atmosférica é considerada como o maior risco ambiental para a saúde em 2019
  2. Diabetes, câncer e doenças do coração são responsáveis por 70% das mortes no mundo
  3. 22% da população mundial vivem sem acesso a cuidados básicos, por conta de crises e serviços de saúde fracos
  4. A dificuldade em prevenir infecções pode impactar cirurgias e tratamentos, como a quimioterapia
  5. Surtos na República Democrática do Congo mostram os desafios de lidar com esse tipo de situação em áreas urbanas
  6. Mesmo com os avanços, a epidemia ainda mata cerca de um milhão de pessoas por ano

A agência chama a atenção para as mudanças climáticas e a poluição do ar. Os poluentes danificam os pulmões, coração e cérebro, e matam prematuramente 7 milhões de pessoas por ano —com câncer, derrame e problemas de coração e pulmão—, diz a agência.

Os combustíveis fósseis são a principal causa dessa poluição e do aquecimento global. A OMS afirma que entre 2030 e 2050 espera-se que a mudança climática leve a mais 250 mil mortes por ano.

A dengue entrou na lista de ameaças da OMS. Segundo a agência, cerca de 40% do mundo está em zonas de risco da dengue, que pode, em casos graves, levar à morte.

A atenção primária também é citada pela agência. Por ser o primeiro ponto de contato da população com os serviços de saúde e pela possibilidade de ajudar no tratamento da maior parte dos problemas, a negligência quanto a ela representa risco.

Da FSP