PDT e PC do B quer acordo com PSB para isolar PT e Psol na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Integrantes do PDT e do PC do B trabalham para impingir derrota ainda mais pujante ao PT na disputa por espaços no comando do Congresso. Após o naufrágio do bloco de centro-esquerda que tentava se opor à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara, líderes dessas duas siglas tentam convencer o PSB a unir-se a elas e ao democrata, isolando de uma vez petistas e o PSOL. A jogada acabaria com as chances de o PT, que elegeu a maior bancada, ocupar um espaço na mesa diretora da Casa.

O racha na esquerda é um reflexo da divisão que se deu entre os partidos desse campo ainda na eleição de 2018. Para garantir que seria possível levar a candidatura presidencial de Lula, mesmo preso, até o limite, o PT isolou o candidato do PDT, Ciro Gomes, e pressionou muito o PC do B.

O PT hoje tenta evitar seu expurgo do comando do Congresso articulando um bloco com o PSB e o PSOL. Se os aliados de Maia no PDT e no PC do B demolirem esse acordo, o partido não conseguirá espaço proporcional na direção da Câmara à votação que obteve nas urnas, quando fez 56 deputados.

O PT não assiste à ofensiva parado. O partido fez um acordo com o PSB e afiançou que, se o bloco deles com o PSOL for mantido, a vaga na Mesa Diretora conquistada pelo número de deputados será dos socialistas.

Maia, que conta com votos de alguns petistas com quem tem proximidade pessoal, tem negociado no varejo, analisando caso a caso vagas em comissões e a relatorias de projetos importantes.

O ex-presidente Michel Temer acionou aliados no MDB da Câmara para garantir que seu partido desse um fim à articulação do bloco de oposição a Maia com o PT e o PP.

Para atrair o PP de volta ao seu arco, Maia fez promessas que envolveram até o terreno vizinho, o Senado. Ele se comprometeu a trabalhar para que a senadora eleita Danielle Ribeiro (PP-PB) assuma o comando da Comissão Mista de Orçamento.

Na Câmara, o PP ficará com uma secretaria da Mesa Diretora. As outras estão prometidas a PR, PSD e ao bloco formado por PDT e PC do B.

Da FSP