Prestigiado jornal francês apoia Nobel da Paz para Lula

Todos os posts, Últimas notícias

O prestigiadíssimo jornal francês L’Humanité dedicou a capa deste domingo (27) para a campanha pelo Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Quase meio milhão de pessoas já assinaram uma petição lançada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel para fazer do ex-chefe de Estado um Prêmio Nobel da Paz. Aquele que hoje é prisioneiro político tem sido iniciativa de um programa para erradicar a fome”, diz o texto do L’Humanité.

A campanha mundial pelo Nobel da Paz a Lula tem como mote o combate à fome e a miséria.

“Os programas Fome Zero e Bolsa Família foram os principais responsáveis ​​pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como a redução dos índices de desnutrição. a extrema pobreza que, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 50,6% no período referente ao mandato de Lula. Isso permitiu que o país alcançasse o sucesso histórico de deixar o mapa da fome no mundo da ONU em 2014 “, destacam alguns ilustres defensores do Nobel da Paz para Lula, dentre os quais Jean Ziegler e Eric Fassin, Angela Davis de o ator Danny Glover, o lingüista Noam Chomsky e o sindicato UGTT, diz a matéria.

Do Blog do Esmael