Segundo chefe da Marinha, Brasil esteve com EUA em 3 guerras mundiais

Todos os posts, Últimas notícias

O novo comandante da Marinha, Ilques Barbosa Júnior, disse que o Brasil esteve junto aos Estados Unidos em “três guerras mundiais”, e que “essa é a parceria que nós estamos dando continuidade”. A frase foi dita durante o discurso que fez ao assumir a chefia da Força, nesta quarta-feira (9).

Durante a saudação a autoridades como embaixadores, ministros, ex-ministros, membros do poder Judiciário, Executivo e das Forças Armadas, citou membros da Marinha americana. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o vice Hamilton Mourão (PRTB) também estiveram presentes no evento.

“Também menciono a presença do Almirante John Richardson, chefe de operações navais dos Estados Unidos da América. O contra-almirante Sean Buck, comandante da quarta esquadra e forças navais do Comando do Sul […]. Nós estivemos juntos em três guerras mundiais. Essa é a parceria que nós estamos dando continuidade”, disse Barbosa.

O Brasil anunciou a participação na 1ª Guerra Mundial (1914-1919) após uma embarcação ser afundada pela Marinha alemã. A declaração de guerra contra o Império Alemão foi sancionada pelo presidente Venceslau Brás, em 1917.

O país teve participação também na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando tropas desembarcaram na Itália, em julho de 1944. A medida aconteceu após o presidente Getúlio Vargas entrou em acordo com o presidente americana Roosevelt.

Questionado em entrevista coletiva após a cerimônia sobre o que quis dizer ao falar em três guerras mundiais, o almirante afirmou que não mencionou isso em nenhum momento, citando em seguida a Guerra Fria.

“Eu não disse isso. Eu disse do ponto de vista histórico. A História diz que nós passamos a 1ª Guerra Mundial […] a Marinha participou em apoio aos aliados. Na 2ª Guerra Mundial, a Marinha do Brasil, o Exército brasileiro e a Força Aérea Brasileira, nós combatemos do lado dos aliados, em prol da democracia contra a tirania. E durante a Guerra Fria, nós estávamos de um lado”, declarou Ilques.

O novo comandante da Marinha destacou então que “nós somos o mundo ocidental”. “E é importante nós termos laços de amizade e profissionais tanto do ponto de vista da Marinha, como do Exército e da Força Aérea, com a Marinha dos Estados Unidos da América, com a França, com a Alemanha, com a Inglaterra, com a Itália, com Espanha, com Portugal”, afirmou.

Do UOL