Articuladores do golpe, tucanos e MDBistas perdem espaço no Senado

Todos os posts, Últimas notícias

% de senadores eleitos por partido

O gráfico acima mostra o percentual de senadores eleitos pelos partidos a cada eleição. A fragmentação pode ser percebida porque em 2018 há mais partidos com uma quantidade semelhante de eleitos.

A eleição para o Senado Federal em 2018 revelou um cenário de fragmentação partidária. Um número recorde de partidos conseguiu eleger um representante na casa: os 54 senadores eleitos estão distribuídos em 21 siglas. Além disso, a dispersão de forças se faz notar pela quantidade de legendas que devem começar a nova legislatura com um número parecido de senadores.

Para facilitar a compreensão dos gráficos, vale ressaltar que o mandato dos 81 senadores é de oito anos, porém, a cada quatro anos, uma parcela deles é renovada, alternando entre dois terços (54 senadores) e um terço (27). Neste ano, 54 representantes assumem o cargo.

Na eleição de 2014, em que ⅓ do Senado foi renovado, o partido que alcançou o maior percentual das vagas em disputa foi justamente o MDB, que conseguiu 5 senadores – 19% das vagas. Dessa vez, o partido foi novamente quem mais elegeu representantes, com 7 parlamentares, mas que representam apenas 13% de uma disputa em que ⅔ da casa estavam em jogo.

O PSDB, que desde 2010 era a terceira força em percentual de parlamentares eleitos, viu esse valor cair de 15% para 7%. A queda do PDT foi ainda mais acentuada, de 15% para 3%.

A Rede, criada por Marina Silva em 2015, fez sua primeira disputa pela Casa. Ainda que sua principal líder, e então candidata à Presidência, tenha naufragado na disputa pelo Executivo, o partido conseguiu 5 cadeiras, ou 9% do total. O PSL, de Jair Bolsonaro, obteve 5 parlamentares. Antes, os sociais-liberais nunca tinham eleito um senador. Essa evolução está representada no gráfico do topo da matéria.


Composição do senado (cadeiras por partido)

O gráfico mostra a quantidade de cadeiras ocupadas por cada partido. A coluna da esquerda mostra os senadores em exercício no dia 30/9/2018, e a da direita se refere aos 81 congressistas que assumiram a legislatura em fevereiro de 2019. O partido que possui a maioria das cadeiras no Senado é o MDB, seguido pelo PSD. Antes em segundo lugar, o PSDB, agora ocupa a terceira posição. A partir da sigla tucana, há mais alterações no equilíbrio de forças da casa.

Além da dispersão, a disputa desse ano viu partidos tradicionais como PSDB e MDB perderem força, enquanto duas legendas emergentes conquistaram bancadas representativas.

Somando os recém-eleitos com os 27 que permanecem na casa, o MDB ainda tem a maior bancada, seguido do PSDB, com 12 e 8 senadores, respectivamente. O Partido dos Trabalhadores também assume com menos cadeiras: eram 9 e caíram para 6. Quem apresentou crescimento expressivo foram Rede e PSL. Ambas as siglas, que não tinham nenhum congressista na casa, vão iniciar 2019 com 5 representantes.

Veja, abaixo, uma análise histórica do percentual de eleitos que os principais partidos conseguiram, ano a ano:

MDB

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) é o partido que mais manteve números expressivos de senadores eleitos desde 1994. Entretanto, desde 2010, o percentual dos senadores eleitos pela legenda vem diminuindo. Com a fragmentação partidária observada na última eleição, o MDB teve seu pior resultado nesse quesito: 8 das 54 vagas disponíveis. Mesmo assim, continua com a maior bancada no Senado.

PT

Há algumas eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) registra altos e baixos no Senado. Em 2010, ano em que Dilma Rousseff foi eleita presidente pela primeira vez, o partido ficou em sua melhor colocação: segundo lugar, com 20%. Agora, o PT manteve a porcentagem de 7% de senadores eleitos que alcançou em 2014, mas sua bancada diminuiu de 9 cadeiras para 6.

DEM

O DEM passou a ser denominado assim a partir de 2007. Antes, era o Partido da Frente Liberal (PFL), nome que recebeu desde sua fundação, em 1985. Desde meados dos anos 2000, o partido tem visto sua representatividade no Senado diminuir. Em 2019, o percentual de eleitos registrou nova queda, depois de um aumento entre 2010 e 2014.

PSDB

O PSDB tem registrado oscilações na disputa pelo Senado, mas sempre manteve-se entre os três partidos com maior percentual de eleitos. Neste novo mandato, a sigla tucana teve o pior resultado da série histórica: conseguiu só quatro cadeiras na última eleição, o que representa 7%, ou seja, 4 das 54 vagas. O partido estacionou no sexto lugar.

Do Estadão