Ernesto Araújo: “Meu pai defendeu Estado de Direito, e não foragido nazista”

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que seu pai, Henrique Fonseca de Araújo, defendeu o “Estado de Direito” e não um “foragido nazista” ao dar pareceres contrários à extradição de Gustav Franz Wagner, responsabilizado pela morte de 250 mil pessoas no campo de concentração de Sobibor, na Polônia.

Henrique Araújo foi procurador-geral da República de 1975 a 1978, durante a ditadura militar. Na época, a permanência do criminoso no Brasil causou comoção na comunidade judaica internacional.

O ministro defendeu o parecer do pai em um texto intitulado “Pro patre” e publicado no seu blog, o Metapolítica 17, quatro dias após publicação de reportagem da Folha sobre o caso.

O chanceler não respondeu aos pedidos da Folha para comentar o episódio. Henrique Araújo, morto em 1996, emitiu os pareceres contra a extradição de Wagner em 1978.

No texto publicado neste sábado (16), dia em que o pai do chanceler faria aniversário, o ministro elogiou o “ordenamento jurídico estável” da ditadura militar e ainda afirmou que o período é comparado “erroneamente” a “regimes autoritários”.

O ministro das Relações Exteriores escreveu que foi nesse contexto que o pai “emitiu o parecer de que trata a matéria da Folha que, conforme se depreende da própria matéria, não visou a defender um foragido nazista, e sim o Estado de Direito, pois o que apontava eram as insuficiências processuais no pedido de extradição, sem qualquer contestação dos crimes cometidos pelo acusado”.

“Vendo que o Brasil rumava para o abismo de uma ditadura comunista ao estilo cubano, [meu pai] apoiou a Revolução de 1964 na primeira hora e, apesar de civil, apresentou-se num quartel do interior do RS para pegar em armas contra Brizola e em favor do movimento de 31 de março, no momento em que se acreditava que haveria uma guerra civil, felizmente evitada. Acreditou que o caminho para a democracia e a liberdade no Brasil passava pela luta contra a subversão comunista, ao mesmo tempo em que sempre defendeu a manutenção de instituições republicanas ao longo do regime militar”, escreveu Araújo sobre o pai.

O chanceler afirmou que seu pai era “antifascista”, “anticomunista”. No texto, relembra histórias contadas por Henrique Araújo sobre a Segunda Guerra Mundial e as vezes em que ele elogiava a luta dos aliados. “Até hoje, quando o ouço na memória dizendo ‘os aliados’, sinto um arrepio.”

Ernesto Araújo conta que, em 1973, durante a Guerra do Yom Kippur, disse ao pai torcer pelos árabes contra Israel. Este lhe teria respondido que “Israel era um pequeno e bravo país cercado àquela época de inimigos, um país que lutava pela sua sobrevivência, formado por um povo que havia sofrido as piores coisas ao longo da história”.

Ernesto também relata que o pai o levou para passeatas do movimento das “Diretas Já”, nos anos 1980, que exigia o direito ao voto para presidente, além de ter sido “a favor da abertura iniciada por Geisel”.

“Na Procuradoria-Geral da República, meu pai atuou contra Lula nos primórdios da carreira dessa figura (considerava que a politização das greves no ABC promovida por Lula era ilegal) e contra Paulo Maluf (ao procurar anular a votação tida como fraudulenta que levou Maluf ao governo de São Paulo pela primeira vez)”, escreveu.

“A Folha poderia examinar e estudar todos os seus milhares de pareceres, discursos, palestras, aulas emanados de mais de seis décadas de vida pública na carreira jurídica, política, acadêmica e jornalística. Creio que aprenderiam muita coisa. Veriam formar-se a figura de um homem de caráter. Eu assinaria embaixo de cada um desses pareceres e discursos, defenderia e defenderei cada linha que ele jamais escreveu, cada palavra que jamais pronunciou, pois sei que todas provinham do mesmo coração cheio de amor e coragem.”

MORTE DE JUDEUS
Gustav Franz Wagner era o subcomandante do campo de concentração de Sobibor, na Polônia ocupada pelos nazistas.

A prática de canibalismo no campo era comum, pois os soldados ofertavam restos dos mortos incinerados aos presos. Eles presenciavam cenas como a de um bebê metralhado no colo da mãe, segundo testemunho da sobrevivente Esther Raab, que compõe o Memorial do Holocausto, nos EUA.

Sobre o nazismo, o chanceler publicou em 2017 artigo afirmando que é uma ideologia “de esquerda”, o que é falso, pois o próprio Hitler descartava qualquer simpatia com o que o senso comum entende por socialismo.

No texto, o ministro das Relações Exteriores elogia o “sentimento nacional autêntico” do nazismo e culpa a esquerda por ter “se apagado do nazismo”, “colocando sobre o nacionalismo toda a culpa pela catástrofe”.

Araújo, o filho, também defende a mudança do local da embaixada brasileira em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os Estados Unidos. Polêmica, a iniciativa vem perdendo força.

No texto publicado no blog, Ernesto Araújo diz que o pai o criou “no conhecimento dos horrores tanto do nazismo quanto do comunismo, como também no respeito à lei, no amor ao próximo e no amor à pátria, no apego ao trabalho e na fé em Jesus Cristo”. “Cada vez que recito o credo lembro-me de sua voz dizendo “Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro…”, escreveu.

O chanceler termina a publicação com a citação do poema “Se”, de Rudyard Kipling, que o pai deu a ele em um quadro quando o ministro tinha 11 anos.

Da FSP