Guedes chama de ‘filhos drogados’ as estatais do povo brasileiro

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que as estatais brasileiras são como “filhos drogados que fogem dos pais”, em alusão ao seu plano de desestatização de empresas brasileiras. A declaração foi dada durante evento sobre o setor elétrico, ocorrido na manhã desta sexta-feira na sede do BNDES, no Rio. Ele disse que usa essa comparação quando defende “que é preciso vender todas as estatais” e o presidente Jair Bolsonaro e militares do governo demonstram apego a algumas.

– Eu falava que tinha que vender todas, mas naturalmente o nosso presidente, os nossos militares olham para algumas delas com carinho, como filhos, porque foram eles que as criaram. Mas eu digo, olha que seus filhos fugiram e hoje estão drogados.

O ministro não citou nomes das empresas, mas o governo já decidiu, por exemplo, que não privatizará a Petrobras. Guedes disse, ainda, que o BNDES terá papel “transformador” no processo e que o setor privado gera melhor recursos, “sem interferências políticas, corrupção e sem alimentar a velha política”.

– Em vez de o governo federal investir, agora são os estados e municípios que atuarão em saúde, educação e segurança pública. No Brasil você não sente o Estado. Ele não chega aonde o povo vive. As distribuidoras federalizadas de energia elétrica, esse exemplo tem de acontecer em outros setores – disse Guedes.

De O Globo