Investigações da Receita deixam ministros do Supremo acuados

Todos os posts, Últimas notícias

Seja perseguição de fato ou não, está claro que os ministros das mais altas cortes do país estão incomodados com a série de vazamentos de documentos da Receita Federal envolvendo os nomes dos magistrados. Primeiro, Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua mulher Guiomar, foram apontados em um documento da Receita como suspeitos de lavagem de dinheiro e outros crimes. Depois, Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), viu sua imagem ser arranhada após ser citada em outro relatório do Fisco que vazou. Sobrou até para o presidente do STF. Outro documento mostrou que a mulher do ministro Dias Toffoli, Roberta Maria Rangel, também é investigada.

Parte dos ministros do Supremo endossam aos poderes de investigação da Receita Federal para apurar movimentações financeira atípicas. Contudo, ao menos um dos ministros contesta o vazamento dessas informações e a citação de investigados nos documentos. Para esse magistrado, as apurações podem ser realizadas, desde que sejam mantidas em sigilo, e sem conclusões precipitadas sobre o crime supostamente cometido.

Em reportagem de ÉPOCA desta semana, Mendes contou que se sente perseguido . Essa última ofensiva havia passado de todos os limites, segundo ele. Depois de ser questionado por “ex-colegas do Ministério Público” e pela Polícia Federal, agora era a vez dos auditores da Receita. O Fisco elencou entre as possíveis fraudes cometidas por ele e Guiomar os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e tráfico de influência.

Um dos poucos a falar abertamente sobre o assunto, o ministro Marco Aurélio Mello disse que não tem nada a temer sobre sua movimentação financeira, mas espera que seu nome não esteja nas investigações. “Espero que o meu (nome) não esteja (no relatório)”, declarou. “Não tenho nada a esconder.”

Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a notícia de que a Receita também investigou a ministra Isabel Galotti por supostos indícios de irregularidades tributárias repercutiu mal entre os ministros. A medida, que vem sendo objeto de conversas informais entre os integrantes do STJ, causou desconforto e foi vista como uma forma de intimidação.

Um ministro do STJ também achou estranho a divulgação dos investigados estar ocorrendo aos poucos. Os primeiros nomes ligados ao Judiciário alvos da Receita a serem revelados pela revista “Veja” no início do mês foram o de Gilmar Mendes e o de sua mulher Guiomar. Na segunda-feira, o jornal “O Estado de S.Paulo” informou que Galloti e Roberta Maria Rangel, mulher do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também são investigadas.

No STJ, um ministro disse que a ação da Receita deve provocar uma resposta institucional. Em outras palavras, o presidente da Corte, João Otávio de Noronha, terá de se pronunciar sobre o caso, o que não ocorreu até o momento.

Já no Supremo, o presidente Dias Toffoli encaminhou a Raquel Dodge um pedido formal para que a Procuradoria-Geral da República abra uma investigação sobre os vazamentos. A ordem foi dada por ele, mas não sem ter sido pressionado por Mendes. “Foi um pedido feito por ele, e eu encaminhei tanto ao Conselho Nacional do Ministério Público, à Corregedoria do Conselho, como para a Procuradoria-Geral da República, que vão analisar aquelas manifestações, se aquilo é verdadeiro ou não, de que estaria havendo induções em relação a algumas investigações”, disse o presidente do STF, na semana passada.

Da Revista Época