Parlamentares da oposição cobram explicações de Bebianno sobre repasses do PSL

Todos os posts, Últimas notícias

Parlamentares da oposição cobraram nas redes sociais explicações do ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, sobre repasses feitos a candidatos do PSL.

“No meio desse laranjal, documentos comprovam que Bebianno, braço direito de Jair Bolsonaro na campanha e agora ministro, era o responsável por distribuir as verbas públicas para as candidatas laranjas do PSL. Nós do PSOL pedimos a sua convocação. Queremos explicações!”, escreveu Marcelo Freixo (PSOL-RJ), nesta quinta-feira (14).​

A Folha mostrou que Ata de uma reunião da Executiva Nacional do PSL realizada em 11 de julho do ano passado mostra que o partido de Bolsonaro definiu Bebianno, então presidente interino da sigla, como o responsável pela distribuição de verbas públicas a candidatos nos estados na eleição de 2018.

Nesta quarta (13), o PSOL apresentou um requerimento de convocação do ministro para prestar esclarecimentos na Câmara, que precisaria ser pautado e votado para que seja efetivo.

“Afinal, governo Bolsonaro, você irá demitir Bebianno ou ficará tuitando (você ou seu filho?) numa espécie de lavagem de roupa pública e insinuando intimidações? Parece que a denúncia da reportagem da Folha sobre o suposto esquema de laranjas no PSL vai render mesmo”, escreveu a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ).

Já parlamentares que não se identificam com a oposição criticaram a atitude do governo em relação a Bebianno.

Para o líder do DEM, Elmar Nascimento (BA), é preciso que o Planalto debele logo a crise. “É uma crise criada pelo próprio governo, tem que ter uma solução rápida”, afirmou.

No Podemos, o líder Jose Nelto (GO) afirmou que Bebianno já é um “ex-ministro”. “Depois de ser chamado de mentiroso pelo filho do presidente, como ele vai continuar? Vai ser um ministro laranja?”, disse à Folha nesta quinta.

Da FSP