Tasso Jereissati pode ser o candidato de oposição a Renan

Todos os posts, Últimas notícias

Uma reunião nesta quinta-feira, véspera da eleição para o Senado, pode consolidar o nome de Tasso Jereissati (PSDB-CE) como o candidato à Presidência da Casa do grupo de oposição a Renan Calheiros (MDB-AL) articulado pelo senador eleito Cid Gomes (PDT-CE).

O grupo se iniciou com senadores do PDT (4 senadores), da Rede (5), do PSB (3) e do PPS (2). Cid Gomes vem costurando a adesão ao nome de Tasso de siglas com bancadas maiores, em conversas com líderes como Gilbert Kassab, do PSD (7 senadores), e Ciro Nogueira, do PP (6), além, claro, do próprio PSDB (8).

Depois de dois encontros nesta quinta-feira, porém, os opositores a Renan não chegaram a consenso em torno de Tasso ou de outro nome. A pulverização de candidatos pode garantir que a eleição tenha um segundo turno, onde todos estariam juntos.

Uma das exigências de partidos como o PSB foi a não inclusão do PT no grupo. Embora esteja participando das reuniões do grupo liderado por Cid Gomes, o senador eleito Jorge Kajuru (PSB-GO) vai anular seu voto.

– O candidato é o Tasso. A conta é que dá para ter 46 votos – disse Kajuru no início do dia.

O jornalista explica por que vai anular seu voto:

– Nulo é um voto legítimo. Fui procurado por vários candidatos, e dei uma condição. Não dá para o presidente do Senado ter esse poder todo de decidir a pauta sozinha. O Senado é uma capitania hereditária. A pauta tem que ser debatida com os senadores, tem de ser via de mão dupla. Como ninguém aceitou, vou anular – afirmou ao blog.

Embora vá anular, Kajuru diz que tem se dedicado às articulações contra Renan Calheiros devido à grande rejeição do senador alagoano junto a seus eleitores, expressada em suas redes sociais.

O senador de primeiro mandato promete abrir mão, em ofício à Mesa do Senado, de uma lista de 19 benefícios do mandato, como carro oficial, reembolso para combustível, auxílio paletó, auxílio mudança, entre outros.

De O Globo