Vaticano usará caso de abuso sexual na Igreja em SP como exemplo global

Todos os posts, Últimas notícias

Fontes da Santa Sé afirmaram ao GLOBO, sob sigilo, que o Vaticano pretende usar as denúncias de abusos de menores e corrupção que abalam a diocese de Limeira, no interior de São Paulo, como exemplo da nova política da Igreja contra esse tipo de crime.

O bispo Vilson Dias de Oliveira — acusado de corrupção, extorsão e acobertamento de casos de agressão sexual — deve ser afastado do cargo enquanto durarem as investigações. Já o padre Pedro Leandro Ricardo, que deixou suas funções desde o início das investigações de abuso sexual pela polícia, deve ser expulso da Igreja, punição mais severa antes da excomunhão.

O caso brasileiro servirá para o Vaticano mostrar sua política de “tolerância zero” a pedofilia e desvios.

Ainda não há prazos para a aplicação das punições previstas ao bispo e ao padre. Embora o Vaticano entenda que há fortes indícios dos crimes, neste momento espera-se que dom João Inácio Müller, designado pelo núncio apostólico no Brasil (espécie de embaixador do Vaticano) para apurar as denúncias, produza os primeiros resultados.

O bispo tem conseguido avançar com velocidade na apuração. Ele ampliou ontem as oitivas com padres da região, para além do Conselho de Presbíteros.

De O Globo