Vídeo com suposta filha de Maria do Rosário é fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Circula nas redes sociais um vídeo de uma menina defendendo traficantes, atribuído à filha da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Pasmem, mas essa moça é filha da deputada Maria do Rosário

Publicação que, até as 15h30 do dia 25 de fevereiro de 2019, tinha sido compartilhada ao menos 47,5 mil vezes no Facebook

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa foi publicado originalmente em 2016 e já teve mais de 1,5 milhão de visualizações. Trata-se de uma personagem que ironiza pautas ligadas à esquerda com página no Facebook e canal no YouTube. A menina que aparece na gravação se apresenta como Fernanda Minazzi.

A jovem usa um anel de lata de alumínio como se fosse um piercing no nariz e um tampão de absorvente feminino interno pendurado no ouvido, o que já é um indício do conteúdo irônico. Em seus canais, ela se identifica como @feminazzi – um trocadilho entre seu nome e a expressão usada em referência a feministas tachadas como radicais. No fim de janeiro, a página que publicou o conteúdo original negou que a menina que aparece no vídeo seja filha da deputada federal Maria do Rosário em publicação no Facebook.

A parlamentar também esclareceu esta desinformação em sua conta no Twitter. “O bandido aí, postou foto em q estou com minha filha e ao lado, um vídeo de outra menina como se fosse ela. É um crime contra as duas meninas!”, afirmou.