A eleição de Lula representou o início de uma guerra contra o trabalho escravo

Todos os posts, Últimas notícias

Já no primeiro ano de mandato do ex-presidente, em 11 de março de 2003 — há exatos 16 anos — foi lançado o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

“Consciente de que a eliminação do trabalho escravo constitui condição básica para o Estado Democrático de Direito, o novo Governo elege como uma das principais prioridades a erradicação de todas as formas contemporâneas de escravidão. E o enfrentamento desse desafio exige vontade política, articulação, planejamento de ações e definição de metas objetivas”, dizia o documento.

Durante a cerimônia, o presidente lembrou: “O que nós precisamos ter é consciência e clareza de que muito mais que uma lei, é preciso determinação; muito mais do que uma lei, é preciso disposição política; muito mais do que uma lei, é o Estado brasileiro transformar numa vontade o fato de que nós vamos erradicar o trabalho escravo no nosso país”.

Como resultado dos esforços empreendidos ao longo dos anos, entre 2003 e 2013, mais de 40 mil trabalhadores foram resgatados de situações análogas à escravidão no país. #LegadoLula

Do Instituto Lula