Bolsonaro se mostra incapaz, inconsequente e, pior, desequilibrado

Opinião, Todos os posts, Últimas notícias

Leia a coluna de Mariliz Pereira Jorge, jornalista e roteirista de TV.

***

Golden Shower Gate

Dois meses de governo e uma parte do eleitorado deve estar mais incomodada (ou apavorada) do que a restante. O eleitor que não apenas queria se livrar do PT, mas acreditou que a humildade em admitir ignorância em temas-chave faria Jair Bolsonaro delegar decisões importantes a pessoas capacitadas.

Jair dizia que caberia a Paulo Guedes os rumos da economia, assim como teria o seu “posto Ipiranga” para a educação, a segurança etc. Quem mirou no “posto Ipiranga” acertou no Huguinho, Zezinho e Luizinho, os filhos do presidente, e percebe só agora o potencial do estrago.

O desconvite a Ilona Szabó é só mais um capítulo entre muitos em que Bolsonaro desautorizou Sergio Moro e o próprio Paulo Guedes. O primeiro vem só engolindo sapos. Sugestões para o decreto das armas foram ignoradas, teve que ceder à pressão e separar a proposta de criminalização do caixa dois do pacote anticrime e, por último, entendeu que o seu poder é menor que hashtag no Twitter.

O eleitor que esperava que Guedes fosse uma espécie de FHC de Itamar para Bolsonaro viu o poder do então superministro ser cortado antes mesmo da posse, quando perdeu uma queda de braço para Ernesto Araújo. Depois disso, teve que entubar a tarifa para importação do leite e, mais importante, não teve apoio do presidente em detalhes importantes da reforma da Previdência.

Goste ou não de Moro e de Guedes, eles são mais bem preparados do que a turma de destrambelhados que inclui Damares, Vélez, Araújo, Salles, justamente os que vêm usando o cheque em branco que o eleitor assinou, cheio de boas intenções.

E para coroar tudo isso, o Golden Shower Gate. Bolsonaro saiu do baixo clero, mas o baixo clero não sai dele. Ele se mostra incapaz, inconsequente e, pior, desequilibrado. Começo a achar que será um milagre que ele termine o mandato. E eu não acredito em milagres.

Da FSP