Curso interno do Banco do Brasil contra assédio sexual é criticado por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o presidente Jair Bolsonaro utilizou seu perfil no Facebook para criticar, nesta quinta-feira, o fato de o Banco do Brasil tornar obrigatório um curso de diversidade e de prevenção e combate ao assédio moral e sexual. Além de avisar que havia ordenado à cúpula do banco que abolisse a formação, chegou a aconselhar os postulantes a cargos na instituição que procurassem a Justiça.

Na avaliação do presidente, questões relacionadas a assédio moral e sexual, além de diversidade, deveriam ser tratadas na área da educação. Bolsonaro, no entanto, confundiu a finalidade do curso ao fazer sua crítica. Disse que era um requisito para passar num concurso público do banco, mas as aulas fazem parte, na verdade, do processo interno de formação e promoção de funcionários.

A instituição oferece vários cursos on-line de aprimoramento para os servidores. Eles somam pontos que classificam os bancários para promoções que surgem dentro do Banco do Brasil. A maior parte é optativa. A única exigência é que seja feito o conjunto de aulas que trata de ética, respeito no trabalho, fim de preconceito e combate ao assédio. O tema é considerado prioritário e, por isso, é o único conjunto que o BB diz que deve ser feito durante a jornada de trabalho. Bolsonaro, entretanto, atacou a exigência desses cursos numa seleção interna para assistente técnico.

— Olha só o nível de aparelhamento que existe no Brasil. Isso aqui é processo de educação. Não precisa fazer curso nesse sentido. Nos futuros editais, não teremos mais essa obrigatoriedade — disse o presidente ao confundir o processo de promoção com concurso público:

— Um conselho que eu dou a vocês é: que se, porventura, alguém que for aprovado no concurso e for exigido esse diploma, você pode entrar na Justiça, que tu vai ganhar (sic). Se bem que eu vou tentar junto ao Banco do Brasil ainda para que se evite isso.

Um dos cursos que o BB exige é o de equidade de gênero. As lições duram menos de uma hora e são feitas por meio da internet. Fala dos estereótipos diferentes entre homens e mulheres. E ressalta que não há validação científica que comprove que homens têm mais habilidades de comando e racionalização e que mulheres têm mais afetividade.

“A rigidez do que é do homem e da mulher gera preconceitos, discriminação e violências de naturezas diversas. E as mulheres são o principal foco disso. Apesar de estarem plenamente aptas de exercerem funções de liderança e comando, as mulheres ainda são minoria nessas posições porque o preconceito e a descriminação também se fazem presentes no ambiente corporativo”, diz o vídeo.

Depois de vários exemplos, como o do salário menor para cargos iguais, o BB diz que tem consolidado seu compromisso com a valorização da diversidade. O curso ainda explica didaticamente o que é equidade de gênero, já que homens e mulheres são biologicamente diferentes. Ressalta que é o equilíbrio de relações pessoais, direitos legais, remuneração e participação política.

O curso ainda fala sobre as relações de poder do homem sobre a mulher e trabalha para prevenir não apenas assédio sexual no trabalho, mas também a violência doméstica. Diz que para mudar esse cenário, é preciso repensar os papéis sociais. No caso dos homens, o BB frisou a importância do direito à paternidade. E ressaltou as licenças que tem concedido para os funcionários.

No curso, o Banco do Brasil usa o exemplo das mulheres americanas que, nos anos 1960, conseguiram incluir na lei de direitos civis um artigo que proíbe a discriminação de funcionários segundo o gênero. “Chegaram à metade da força de trabalho, são maioria nas universidades e nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Enquanto, no Brasil, o desemprego é maior entre as mulheres. E, mesmo mais escolarizadas, as mulheres ganham menos”, registra o material de formação.

“A luta pela igualdade tem como meta conscientizar empresas e a sociedade de que as avaliações que realmente devem importar no mercado de trabalho são as que se referem à competência, capacitação e habilidade das pessoas”, segue o conteúdo.

O curso ainda fala sobre as várias maneiras de violentar um ser humano. Destaca a “violência simbólica”. De forma sutil, ela se manifesta pela imposição de crenças preconcebidas, como a da dominância do homem sobre a mulher. Um dos exemplos usados foi exigir atestado de laqueadura ou exame de gravidez como condição para exercer determinada atividade. O BB lembra que as mulheres são as maiores vítimas do assédio sexual. E muitas dela ficam doentes por isso com estresse, alta pressão arterial e depressão.

Questionado sobre a decisão do presidente de não exigir mais esse curso, o Banco do Brasil informou que não se manifestará.

De O Globo