Decreto que dispensa visto de turistas de quatro países pode ser derrubado no Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

O governo está preocupado com a possibilidade de sofrer nova derrota no Congresso na votação das propostas para suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que concede a turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão dispensa de visto para entrar no Brasil.

O alerta identificado pela articulação política foi que os posicionamentos públicos contra a medida do presidente ultrapassaram a fronteira da oposição.

Parlamentares de partidos simpáticos ao governo e independentes ocuparam as tribunas da Câmara e do Senado, durante a semana, para atacar a decisão anunciada por Bolsonaro, durante a visita aos Estados Unidos.

A oposição apresentou, nas duas Casas, projetos que sustam os efeitos do decreto. Para líderes governistas, porém, está claro que a proposta está ganhando o apoio para além de parlamentares da oposição.

Foi no âmbito dos decretos que o governo teve sua primeira derrota no Congresso. Em fevereiro, a Câmara aprovou proposta que derrubava a medida de Bolsonaro com alterações nas regras da Lei de Acesso à Informação.

Depois de projetar cenário negativo também no Senado, o governo decidiu revogar o decreto antes mesmo de o projeto ser votado na Casa.

De O Globo