Democracia está em risco com Bolsonaro e consórcio da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta(RS), em vídeo divulgado em sua rede social neste domingo (24), alerta que a democracia brasileira está em perigo. “Bolsonaro nunca escondeu seu ódio à democracia. Mas agora, diante da incapacidade do seu governo de convencer a sociedade de que vale a pena acabar com a Previdência pública, mostram o desespero e a disposição para destruir as instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e como o Parlamento”.

Paulo Pimenta destaca que Bolsonaro, que sempre foi figura que fez “apologia à ditadura e à tortura”, agora, nesse processo de composição do governo formou um consórcio com o interesse do mercado – representado pelo Paulo Guedes- e com o interesse do ex-juiz Sérgio Moro – que é a Lava Jato. “E, eles começam a dar manifestação de que estão cansados da experiência democrática”, reforça.

O líder petista cita como exemplo as declarações do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Chile, sobre um banho de sangue. Pimenta se refere aos elogios do ministro brasileiro as bases macroeconômicas fixadas no governo do ditador Augusto Pinochet (1973-1990). Lorenzoni afirmou que o chileno “teve que dar um banho de sangue” nas ruas no país.

Paulo Pimenta destaca também declarações do filho de Bolsonaro (deputado federal Eduardo Bolsonaro), que defende a necessidade de uma intervenção militar na Venezuela. “A Venezuela pode ser um grande argumento, uma desculpa para que eles (governo Bolsonaro) possam adotar medidas de exceção dentro do País”, alerta.

E, agora, continua o líder do PT, o próprio secretário do Tesouro, Marcos Cintra, “bate nos parlamentares porque supostamente não está tendo o apoio à Reforma da Previdência”. Pimenta cita ainda os ataques ao STF, os ataques ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), “Eles acionam a mesma rede de fake news da campanha que agem sob o comando do Dallgnol (coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol), e do Moro”, denuncia Pimenta.

Na avaliação do líder do PT, a população vai ver que a investigação do Supremo Tribunal Federal sobre as fake news vai demonstrar que essa rede que esta sendo utilizada nesse momento para atacar o Rodrigo Maia e a Suprema Corte é a mesma rede que sempre atacou o Partido dos Trabalhadores e é a mesma utilizada na campanha para disseminar as fakes News.

“Então, a democracia está em perigo e nós precisamos ter uma grande mobilização, uma frente ampla em defesa da democracia e contra o avanço do fascismo no Brasil”, convoca Paulo Pimenta, observando que esse é o momento de unidade de todos aqueles que defendem a democracia. “A família metralha não tem nenhum apreço pela democracia e pela Constituição, se eles tiverem que rasgá-las, não tenham dúvidas, eles são bem capazes de fazer isso”, conclui.

Do PT