Em live, Bolsonaro comenta caso de Suzano e não comenta sobre relação com flexibilização da posse de armas

Todos os posts, Últimas notícias

Em sua segunda transmissão ao vivo pelas redes sociais como presidente, Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14) que vai fazer os vídeos semanalmente como uma “prestação de contas” de seu governo.

Ao lado dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Henrique Mandetta (Saúde), ele tratou de temas como o ataque a escola em Suzano e voltou a falar sobre a importação de bananas do Equador e de questões de trânsito, mas deixou de lado a reforma da Previdência, tema considerado crucial para sua gestão.

O presidente deu início à live comentando o massacre em uma escola de Suzano, no estado de São Paulo, na manhã de quarta (13). Cinco alunos, duas funcionárias e um empresário da escola estadual Professor Raul Brasil foram mortos por disparos feitos por ex-alunos. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Ele classificou o episódio como uma “barbaridade”.

O presidente afirmou que não apenas o governo, mas todo o Brasil “ainda está muito chocado com o que aconteceu ontem em Suzano. Na verdade, todo o Brasil está de luto. É uma barbaridade. Nossos sentimentos”, disse.

Ele comentou o fato de o ministro da Educação, Rícardo Vélez, estar no local, e disse que o governo está fazendo “o que for possível” para evitar novos casos como esse.

Bolsonaro não mencionou as críticas feitas à sua gestão pela flexibilização à posse de armas no Brasil, uma das primeiras medidas assinadas por ele.

Bolsonaro destacou a publicação de um decreto na edição de quarta (13) do Diário Oficial da União em que o governo corta 21 mil cargos comissionados.

A medida era promessa de campanha e consta na lista de metas para os 100 primeiros dias de governo, que serão completados em 11 de abril.

“A projeção de economia está na faixa de R$ 200 milhões. Dá para fazer economia sim”, afirmou.

Ainda na área econômica, o presidente mencionou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participará do leilão de 12 aeroportos em evento na Bolsa de Valores em São Paulo, na sexta (15).

Ele ressaltou que é preciso tirar os terminais das mãos do estado.

“Infelizmente, onde o estado brasileiro está as coisas não dão certo”, disse.

Num momento em que o Congresso cobra do Executivo concessões em troca de apoio à reforma da Previdência, Bolsonaro voltou a falar que o Brasil não tem como dar certo se continuar fazendo a “velha política”.

Dois dias depois de ter dito em uma videoconferência com ministros que existe uma “pressão enorme” para a permanência da política do toma lá dá cá, o presidente disse que os parlamentares entendem o novo momento.

“Não temos pressão por ministérios por parte de parlamentares e eles em grande parte sabem que o caminho é esse, o caminho técnico”, afirmou.

Como medida positiva, citou que o Congresso deve votar a medida provisória antifraude, em referência a um texto que tem como objetivo diminuir fraudes no INSS.

Ao lado de Mandetta, Bolsonaro destacou uma campanha de vacinação contra a gripe que será antecipada no estado do Amazonas. Segundo ele, 1 milhão de novas vacinas serão destinadas ao local.

O ministro explicou que a previsão inicial era de envio apenas no fim de abril, mas que uma proliferação atípica da doença, que provocou “muitos óbitos”, provocou a antecipação.

Ainda na transmissão ao vivo, Bolsonaro falou sobre a viagem que fará no domingo (17) aos Estados Unidos, onde vai se reunir com o presidente Donald Trump. Ele e Araújo defenderam parcerias com o país da América do Norte e criticaram governos anteriores de não manterem relações próximas por “questões ideológicas”.​

Bolsonaro lembrou que o maior parceiro econômico do Brasil é a China, mas que os EUA “podem ser um grande parceiro”.

Segundo o chanceler, essa reaproximação é a “retomada de uma parceria natural” que já era vista desde o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

“Qualquer iniciativa era boa até que aparecesse EUA e era descartada”, disse Araújo. Entre os exemplos, ele citou um acordo envolvendo a base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão, tema que deve ser discutido na viagem oficial.

“Desde o governo Lula estamos tentando esse acordo e não tivemos sucesso muito mais por uma questão ideológica do que técnica”, afirmou, acrescentando que o Brasil perde dinheiro sem essa parceria.
Já Araújo destacou ainda a importância nas relações entre os dois países pela “defesa da democracia” na Venezuela, sob o regime do ditador Nicolás Maduro.

O chanceler disse que já está pronta a mudança na capa do passaporte brasileiro.

Como uma das metas de sua pasta para os 100 dias de governo, ele prometeu reformular o documento para a versão anterior, que tinha em destaque o brasão brasileiro.

O presidente mencionou ainda que fará ainda este mês viagens ao Chile a Israel.

O presidente voltou a criticar ainda a Folha ao mencionar uma coluna de Janio de Freitas publicada no jornal na edição do último domingo (10).

No texto, Janio critica o presidente por tratar como prioritária a preocupação pelas importações de banana pelo Brasil do Equador. Segundo, o colunista, isso traria benefícios para seus familiares no Vale do Ribeira (SP), onde Bolsonaro cresceu e ainda tem parentes. O presidente diz que todos os dias os jornais trazem duas ou três matérias contra ele e que “para variar” esse era um caso da Folha.

“Nenhum parente meu tem lá um hectare cultivando banana, não tem uma climatizadora, a minha família não mexe com transportes de banana, com nada no tocante a isso”, afirmou.

“Então é uma acusação que ele fala que eu tenho primos e parentes e não cita o nome. Se ele citasse o nome eu poderia até entrar com uma acusação contra ele por calúnia e difamação.”

Bolsonaro nega que tenha prometido a um primo rever o fantasma de preço competitivo da banana do Equador.

“Não é verdade, fake news, é mentira”.

“Olha Folha de S.Paulo, isso não é um jornalismo sério, não é a primeira vez. Eu lamento matéria nesse sentido aqui”, diz.

O colunista Janio de Freitas respondeu ao comentário do presidente.

“O reconhecimento de Jair Bolsonaro à Folha explica que a priorize com sua leitura”, disse Janio.

​”Meu comentário foi sobre notícia de O Globo de dois dias antes (8.mar.19), com a seguinte informação não considerada pela crítica a mim: ‘A medida (palavras de Bolsonaro: ‘acabar com o fantasma da importação de banana do Equador’), caso seja adotada, poderá beneficiar um dos sobrinhos do presidente que é produtor rural na região do Vale da Ribeira’. ‘Outro que pode ser beneficiado é Valmir Beber, aliado político dos Bolsonaro no Vale’, onde ‘fez campanha para Bolsonaro e teve apoio da família do presidente’. Valmir Beber, aliás, era presidente da Associação dos Bananicultores da região, foi recebido por Bolsonaro pouco antes da posse para falar contra a importação e, como candidato dos Bolsonaro a deputado federal, o bananicultor colheu uma derrota”, completou. ​

Repetindo o que fez na última edição da live, quando também tratou das bananas, Bolsonaro voltou a falar de questões de trânsito e disse ter pedido ao ministro Tarcísio de Freitas para rever a placa de carros do Mercosul, já implantada em algumas cidades brasileiras.

“Entramos em contato já há algum tempo com o nosso ministro Tarcísio [Freitas], da Infraestrutura, para ver se a gente consegue anular essa placa [de carros] do Mercosul, porque eu acho que não tem ali o município […] não traz, no meu entender, benefícios para o Brasil”, disse.

“É constrangimento, é até uma despesa a mais para a população. Estamos tentando uma maneira legal, eu acho que dá para encontrar uma solução, de acabarmos com essa placa.”

Da FSP