Em semana decisiva no Congresso, Onyx vai se mandar para Antártida

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, marcou uma viagem de quatro dias à Antártida em uma semana delicada para o governo no Congresso.

O articulador político do Palácio do Planalto deve ficar fora do país de domingo (10) a quarta-feira (13). Nesse período, a Câmara volta aos trabalhos depois do feriado de Carnaval para discutir a instalação de comissões e retomar a negociação sobre a reforma das Previdência –pauta prioritária do presidente Jair Bolsonaro.

Insatisfeitos, os líderes partidários pretendem usar as sessões dessa semana para passar novos recados ao governo. Eles podem impor novas derrotas a Bolsonaro nas votações em plenário. Em fevereiro, a Câmara aprovou a derrubada do decreto do Planalto que alterava a Lei de Acesso à Informação.

O descontentamento deve se ampliar com a possível ausência de Onyx porque o governo havia prometido dar início à distribuição de cargos de segundo e terceiro escalões para parlamentares aliados a partir dos próximos dias.

A autorização para o afastamento de Onyx do país foi publicada no Diário Oficial desta sexta (8). Ele deve visitar instalações do Programa Antártico Brasileiro. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também participará da viagem.

Da FSP