Em visita à CIA, Bolsonaro teve encontro secreto com diretora acusada de tortura

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta segunda-feira (18) com a diretora da CIA, Gina Haspel.

A nomeação de Haspel para o cargo pelo presidente Donald Trump causou protestos, porque ela era responsável por prisões secretas da agência de inteligência americana, onde os interrogadores usavam sistematicamente a tortura como forma de extrair confissões de acusados de terrorismo.

Os agentes da CIA usavam técnicas como simulação de afogamento, injeção retal, privação de sono e outros.

Em audiência no Congresso, ela se recusou a admitir que tais métodos configuravam tortura e afirmou que foram importantes para se reunir informações de membros da facção terrorista Al Qaeda.

Na ocasião,Trump defendeu a indicação, dizendo em rede social: “Minha indicada a diretora da CIA altamente respeitada, Gina Haspel, passou a ser atacada porque foi dura demais com terroristas… Vença, Gina!”.

De início, o encontro de Bolsonaro com Haspel a princípio foi mantido em segredo pelo Planalto e descrito apenas como “agenda privada”.

Depois, o Planalto o divulgou, mas omitiu o nome da pessoa que havia recepcionado o presidente e seu filho, Eduardo Bolsonaro, informando apenas que a reunião serviu para debater “questões de combate ao crime organizado e ao narcotráfico”.

Da FSP