Governo não tem ideia se acordos do Brasil na OMC serão afetados

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta quarta-feira que ainda não avaliou se o Brasil abrirá mão do Tratamento Especial Diferenciado (TED) dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC) em acordos já existentes ou se apenas nos que serão firmados no futuro.

Durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, o governo sinalizou que abriria mão desse status em troca do apoio americano ao ingresso do país na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Temos que ver, a gente não pensou ainda”, afirmou Araújo, quando questionado pelo Valor durante entrevista coletiva em Brasília. “A determinação é clara, não mais nos colocarmos dessa posição de eterno país em desenvolvimento. Vamos abandonar essa ótica do eterno ‘em desenvolvimento’ e nos colocar no centro decisório da OMC”, afirmou.

Segundo ele, Estados Unidos, União Europeia e Japão estão no centro decisório da entidade por não ter esse tipo de privilégio.

“É difícil entrar [no centro decisório] se continuarmos a ter status diferenciados. Estando nos centros podemos influenciar as reformas”, afirmou.

Ele disse que ainda avalia aspectos técnicos da medida, “mas decisão política de expressar essa nossa visão de grandeza, pais grande” está tomada.

“O TED nunca nos tirou de onde nós estávamos. O Brasil cresceu menos de 1% ao ano nos últimos anos”, afirmou.

Do Valor Econômico