João Doria serve merenda lixo e insuficiente aos alunos das escolas públicas

Todos os posts, Últimas notícias

A merenda escolar do dia 19/03/2019 foi macarrão com almondega de carne ultraprocessada e enlatada. Nem eu nem os alunos conseguimos identificar se era carne de vaca ou frango.

Mesmo sendo de baixíssima qualidade a alimentação não foi suficiente para todos os alunos. Aos últimos da fila foram servidas porções reduzidas e alguns ficaram sem almoço.

Desde 2010 há um acordo do Governo do Estado de SP com a secretaria de Educação para substituição de alimentos ultraprocessados, enlatados e congelados por produtos em natura, especialmente as carnes, legumes e verduras. Esses alimentos deveriam vir direto de frigoríficos e da agricultura familiar.

Isso não está ocorrendo.

Essa imagem compõem o dossiê que estou preparando para protocolar uma denúncia ao Ministério Público.

Esse dossiê contém fotos, entrevistas e depoimentos de alunos, funcionárias da cozinha e da gestão escolar.

A cozinha da escola está desabastecida. As cozinheiras preparam macarrão para não deixar os alunos com fome. Descobri que muitas vezes é preciso juntar alimentos programados para o cardápio de vários dias para fazer a refeição de um dia apenas.

As solicitações de alimento feitas pela escola não são atendidas na Diretoria de Ensino. E quando são, aparecem casos assustadores como esse que me relataram: uma empresa foi contratada para entregar uma caixa com 20 kg de repolho na escola e por desconfiança as cozinheiras resolveram pesar. A caixa continha apenas 10 kg do alimento solicitado. A empresa já havia recebido pelos 20 kg.

As notas dos alimentos tem valores muito acima dos praticados no mercado.

O nome da escola será ocultado para evitar mais constrangimento aos alunos e para que a direção não seja injustamente responsabilizada.

Jornalistas e advogadas(os) que estejam dispostos a ajudar são muito bem vindos.

Essa foi a merenda escolar do dia 18/03, no período da manhã. Isso é uma mistura de farinha de sucrilhos.
A cozinha da escola não tem mais carne, frango, peixe ou carne de porco. Não tem mais legumes ou frutas. Ha semanas venho acompanhando a alimentação escolar e constatando um processo de desabastecimento e precarização da comida oferecida aos alunos.

Nesse contexto de desemprego cada dia mais alunos estão fazendo refeições na escola. No período da tarde, muitos tem a refeição escolar como principal alimento.

Oferecer esse tipo de alimento para os jovens como refeição é insuficiente do ponto de vista nutricional e criminoso do ponto de vista da gestão pública.

Do Ceu Azevedo