Letalidade policial no Rio marca 305 óbitos em 2019, maior número dos últimos 16 anos

Todos os posts, Últimas notícias

Na contramão dos homicídios comuns, as mortes por policiais no estado do Rio de Janeiro seguiram em alta e bateram novo recorde no primeiro bimestre deste ano. Foram 305 óbitos em janeiro e fevereiro, um a cada quatro horas e meia.

O número é o maior para o período nos últimos 16 anos, início da série histórica. Enquanto isso, os homicídios dolosos (intencionais) atingiram seu menor patamar em 28 anos, também considerando os dois primeiros meses do ano: 705, um a cada meia hora.

Uma das operações da PM que inflaram a estatística da letalidade policial foi a que terminou com 15 homens mortos no dia 8 de fevereiro nos morros do Fallet, Fogueteiro e Prazeres, no centro da capital. Foi a que deixou mais vítimas em 12 anos, desde uma ação no Complexo do Alemão com 19 mortos em 2007.

A corporação afirma que todos foram mortos em confronto e que os corpos foram encontrados em vias das comunidades. Moradores, porém, sustentam que a maioria foi baleada dentro de uma casa e que os policiais atiraram mesmo após rendição.

O caso está sob investigação. Apesar de imagens que mostram a casa ensanguentada e os corpos no chão, a perícia no local corroborou a versão apresentada pelos agentes.

Nas redes sociais, o governador Wilson Witzel (PSC) disse que a ação da PM foi legítima. Ele tem defendido, desde a campanha eleitoral, o “abate” de criminosos portando armas pesadas, inclusive com drones e atiradores de elite em helicópteros.

O aumento da letalidade policial, porém, não é novidade e tem ocorrido há cinco anos. As ocorrências sofreram uma queda acentuada a partir de 2008, quando as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) começam a ser implantadas, e atingiram seu menor nível em 2013. A partir de 2014, porém voltaram a subir, e a credibilidade do programa caiu.

Diante disso, as UPPs passaram a ser esvaziadas no ano passado. Nove 38 existentes já foram extintas.

A PM afirma que suas operações são executadas dentro da lei. Também disse que, em áreas conflagradas, sua missão é primordialmente prisões e apreensões de armas e drogas. “Muitas vezes, no entanto, os criminosos fazem a opção pelo enfrentamento”.

Da FSP