Mais uma ameaça: jovem é detido após postar no Twitter plano de ataque escolar em BH

Todos os posts, Últimas notícias

Um jovem de 18 anos foi detido em Belo Horizonte após publicar no Twitter uma foto segurando um simulacro de arma de fogo e uma faca, ameaçando levar as armas para a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, no bairro Santo Antônio, na capital mineira.

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou o internauta como Thiago Figueiredo Fernandes. Em sua residência, os agentes apreenderam, neste domingo, duas réplicas de arma de fogo, uma faca, uma CPU, um pen drive, um celular e uma caderneta escolar.

O perfil que Thiago usava no Twitter foi suspenso. Segundo a rede social, esse tipo de ação é tomada caso haja denúncias de violação das Regras do Twitter devido a abuso ou assédio, visando a “manter um ambiente seguro” para os demais usuários.

“Quando uma conta se envolve em comportamento abusivo, como envio de ameaças a outras pessoas ou falsa identidade, podemos suspendê-la temporariamente ou, em alguns casos, permanentemente”, afirma o Twitter em sua Central de Ajuda.

A Polícia Civil apreendeu, nesta segunda-feira, um adolescente de 16 anos, no Morro da Providência, no Centro do Rio, suspeito de planejar um ataque a uma escola estadual na Zona Norte. Na casa dele, foi apreendido um computador.

A direção do colégio procurou a polícia depois de saber que o ex-aluno havia conversado pela internet com alguns estudantes. Nos diálogos, ele dizia que cometeria um ataque na próxima quarta-feira. A apreensão foi decretada na noite de domingo pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio.

O ataque a tiros na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na última quarta-feira, inspirou dois jovens de Manaus a enviarem mensagens num grupo de WhatsApp, em tom de ameaça, a colegas do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). O caso foi denunciado por pais de estudantes e pelo gestor da escola na quinta-feira.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), os autores são um aluno e um ex-aluno da unidade. Ambos foram levados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DAAI) acompanhados pelo gestor e o pedagogo do IEA. À polícia, eles disseram que tudo não passou de uma “brincadeira”. Apesar disso, as mensagens assustaram vários alunos.

Também na quinta-feira, um aluno de 17 anos feriu um colega a faca dentro no Ciep Brizolão 165 Brigadeiro Sergio Carvalho, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ele frequentava os mesmos chats na internet que os atiradores de Suzano (SP), segundo o delegado da 35ª DP (Campo Grande), onde o caso foi registrado. No entanto, o agressor negou que a chacina que comoveu o país na semana passada o tenha influenciado.

Do Extra