Ricardo Salles é criticado por site alemão e responde relacionando o país ao nazismo

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, atacou a Alemanha ao responder a um artigo publicado no site da edição brasileira da “Deutsche Welle”, emissora internacional daquele país. No texto, o colunista Philipp Lichterbeck diz que o governo de Jair Bolsonaro caminha para “transformar o meio ambiente brasileiro num inferno”.

Pelo Twitter, Salles disse que o cenário descrito no artigo era semelhante ao da Alemanha na época do nazismo. “Essa sua descrição se parece mais com o que a própria Alemanha fez com as crianças judias e tantos outros milhões de torturados e mortos em seus campos de concentração”, escreveu o ministro.

Salles sublinhou e reproduziu trecho do artigo em que Lichterbeck diz que o governo Bolsonaro é composto por “pessoas que agem e falam com arrogância e crueldade”, que “riem quando morre uma criança de sete anos” [em referência ao neto do ex-presidente Lula], que “comemoram quando a polícia comete massacres em favelas, quando morrem ambientalistas ou vereadoras negras”. O colunista cita ainda a suposta relação do governo com milícias e corrupção.

Questionado por seguidores, o ministro justificou a declaração. Disse não ter falado do povo alemão, mas sim de uma rede pública de comunicação da Alemanha. “Essa rede não pode denegrir um outro país desse jeito em sua página oficial”, disse Salles. “Isso não tem nada a ver com discussão sobre meio ambiente. É ofensa pura e simples”, complementou o ministro.

Do Valor