Agentes presos por formação de quadrilha e peculato são reintegrados na polícia do Rio

Todos os posts, Últimas notícias

O governador Wilson Witzel autorizou nesta semana a reintegração dos inspetores de polícia e irmãos Christiano Gaspar Fernandes e Giovanni Gaspar Fernandes. A dupla foi presa em 2011 e denunciada à Justiça pelos crimes de formação de quadrilha e peculato, sob a acusação de venderem armas apreendidas. Ambos foram condenados em primeira instância. Em março passado, porém, a 2ª instância do Tribunal de Justiça do Rio absolveu os inspetores. O caso corre em segredo de justiça.

O decreto de Witzel cita o acórdão da ação em 2ª instância que analisou o caso dos inspetores. De acordo com o andamento, o acórdão foi publicado em 14 de março, mas segue em segredo de justiça. A reintegração de Witzel ocorreu duas semanas depois. A decisão foi da 7ª Câmara Criminal e teve como relator do caso o desembargador Sidney Rosa da Silva.

Os dois agentes foram presos na Operação Guilhotina, em 2011, da Polícia Federal, em conjunto com a extinta Secretaria de Segurança e o Ministério Público estadual. A demissão dos agentes, assinada pelo ex-secretário de Segurança José Mariano Beltrame, foi publicada no Diário Oficial em 13 de setembro de 2016. Em julho de 2018, o governador Luiz Fernando Pezão revisou o posicionamento de Beltrame e sustou a demissão.

De O Globo