Agora STF fará Justiça a Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Apesar de fanáticos de direita negarem que Lula obteve grande vitória na Justiça via forte redução de sua pena de prisão, essa vitória não só é inegável como – aliada a fatores como liberação de suas entrevistas à imprensa – indica que o STF adotará postura em relação a ele que pode colocá-lo em liberdade muito antes do que pensam seus inimigos.

Há várias matérias na imprensa sobre criminalistas que avaliam que a redução de pena do ex-presidente Lula foi ‘vitória inegável’ dele pela possibilidade de pleitear progressão de pena para regime semiaberto ou domiciliar.

Apesar disso, colunistas de jornal e radialistas bolsonarianos tentam negar que o clima para Lula na Justiça esteja melhorando. Porém, é inegável não só a melhora denotada pela espantosa redução de pena que, alguns meses atrás, jamais ocorreria, como pelo fato de que muitos ministros do STF estejam revelando insubmissão à ditadura do pensamento anti Lula.

Comecemos por Dias Tóffoli e Alexandre de Moraes, dois ministros que vinham prejudicando Lula reiteradamente em todos os julgamentos no STF. Foi deles que partiu a liberação para as entrevistas de Lula, com destaque para Tóffoli.

— entrevista

E note-se que a censura a Lula era questão de honra para o Judiciário, que temia que o ex-presidente denunciasse ao mundo a perseguição judicial que tem sofrido. E em seguida a esse fato espantoso, ocorre a redução dramática de sua pena de prisão de 12 para 8 anos e da multa imposta pela Justiça, que caiu de R$ 26 milhões para R$ 2,4 milhões.

Além de Dias Tóffoli e Alexandre de Moraes, temos Gilmar Mendes, que vem atacando fortemente a Lava Jato e que já se pronunciou a contra a prisão de Lula no ano passado.

Temos, também, Marco Aurélio Mello, que acaba de se pronunciar contra a condenação de Lula por Moro e, agora, também contra a manutenção da condenação pelo STJ, em que pese a redução da pena do ex-presidente. Ele acaba de dizer que tem dúvidas sobre qualquer culpa do ex-presidente no caso do triplex

Além disso, temos o ministro Ricardo Lewandowski que todos sabem que sempre foi contra a prisão de Lula. De todos os outros ministros do STF, os únicos claramente antilulistas são Rosa Weber e Luiz Fux. Fachin, Barroso, Celso de Mello e Rosa Webber podem votar de qualquer forma.

Note-se que Celso de Mello e Rosa Webber são muito suscetíveis a pressões, de modo que podem seguir os novos ventos que sopram no Judiciário brasileiro e que podem favorecer Lula. Simplesmente porque quem mantinha Lula preso era a parcela da população fanaticamente apoiadora da Lava Jato e essa parcela se chocou com o STF por obra do bolsonarismo.

Os pedidos de impeachment de ministros por parlamentares bolsonaristas no Congresso criaram um clima de tomada de consciência de que o caminho autoritário que levou Lula à prisão ameaça a todos os brasileiros, inclusive os idiotas que querem acabar com o Estado de Direito achando que estão acima de possíveis violações de seus próprios direitos.

Confira a matéria em vídeo: