Brasil de Bolsonaro fechou 43 mil vagas de empregos formais em março

Todos os posts, Últimas notícias

As empresas brasileiras fecharam 43 mil vagas formais em março deste ano, pior resultado para o mês de março em dois anos. O saldo equivale a diferença entre o número de demissões (1.304.373) e de contratações (1.261.177) no terceiro mês do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (24).

O levantamento mostra ainda que, enquanto a maior parte dos setores registra déficit, crescem as modalidades de trabalho precário, como a jornada intermitente, após a reforma trabalhista do governo golpista de Michel Temer, apoiada por Bolsonaro. Para essa modalidade, foram contratados mais de seis mil trabalhadores em março.

A média de salários pagos também apresentou redução de 8%. Os trabalhadores que foram demitidos ganhavam, em média, R$1.700, mas os que foram contratados para substituí-los vão receber apenas R$1.570.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), esse é o resultado do governo de Jair, que “meteu o nosso país em marcha à ré”. Em campanha, Bolsonaro prometeu criar 10 milhões de empregos, mas, depois de eleito, nada fez pelo desenvolvimento da economia. Pelo contrário, se apega a propostas como a reforma da Previdência que, se aprovada, vai acabar com 5 milhões de vagas em dez anos.

Um levantamento feito pelo G1 com os números para o mês de março desde 2010 mostra que aquele ano teve o ápice da geração de empregos com um saldo de 266.415 contratações. Com o governo de Dilma Rousseff, os números continuaram sendo positivos até 2015.

A partir de 2016, quando a ex-presidenta foi vítima de um golpe que, primeiro a impediu de governar e, em seguida a destituiu do cargo de forma ilegítima, o número começou a apresentar uma queda que se manteve no ano seguinte. Já em 2018, a geração de empregos teve um pequeno respiro e apresentou saldo positivo no mês de março, mas volta a cair no governo de Jair Bolsonaro.

Considerando o saldo total dos mandatos de Lula e Dilma, foram criados 16,3 milhões de empregos em todo país. Além das políticas de distribuição de renda e aumento do salário mínimo que possibilitaram um estado de pleno emprego, com as menores taxas de desocupação já registradas.

O levantamento mais recente sobre desemprego mostrou que, em fevereiro, o percentual aumentou e chegou a 12,4%.  Isso significa que 13,1 milhões de brasileiros não conseguiam encontrar trabalho até aquele mês, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE também chamou a atenção para outros fatores alarmantes. O número de pessoas desalentadas, ou seja, que desistiram de procurar emprego é recorde na série histórica. Houve uma alta de 275 mil desalentados em relação ao mesmo período do ano passado e, hoje, quase 5 milhões de brasileiros se encontram nessa situação.

Do PT