Casas da Mulher Brasileira, projeto de Dilma, sofreu desmontes após o golpe e segue sem investimentos

Todos os posts, Últimas notícias

A Casa da Mulher Brasileira, criada pela ex-presidenta Dilma Rousseff, tem sofrido desmontes desde o golpe de 2016. O programa, que tem como objetivo aumentar e integrar políticas públicas à mulheres em situação de violência só foi totalmente implantado em dois estados no país.

Parte do programa “Mulher, Viver Sem Violência”, o projeto visava a criação de 27 Casas da Mulher Brasileira, mas apenas sete foram construídas, e atualmente duas estão funcionamento totalmente com todos os serviços, um exemplo é a Casa do Mato Grosso do Sul, inaugurada em 2015, que já recebeu mais de 50 mil mulheres, segundo reportagem do G1.

No Distrito Federal, uma Casa foi inaugurada em 2015, mas no ano de 2018 teve que ser fechada por falta de investimentos que acarretou em problemas na estrutura. Em São Paulo, a Casa da Mulher também começou a ser construída em 2015, porém até hoje não foi entregue.

Delegacia da mulher, atendimento psicossocial, juizados, defensoria pública, brinquedoteca, veículos para locomoção de mulheres que necessitem de atendimento médico e orientações para entrada ou retorno ao mercado de trabalho, são os serviços especializados propostos na Casa da Mulher Brasileira.

O complexo visa não só a assistência à mulheres que sofreram agressão, mas principalmente cuidados para que elas possam se empoderar e restabelecer a vida, e, com isso consigam quebrar o ciclo de violência em que vivem. Ele faz parte de uma política de tolerância zero para todos os tipos de violência: doméstica, sexual, institucional, tráfico de pessoas e assédio, com foco no atendimento humanizado.

O projeto pretendia implementar uma casa em cada estado brasileiro até 2018. Antes do golpe parlamentar sofrido por Dilma, ela finalizou a construção de três Casas da Mulher Brasileira, em Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal, porém o governo golpista de Temer não deu continuidade, e agora com Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que já mostrou não reconhecer a realidade das mulheres no país, o programa continua sem receber investimentos.

Do PT