Congresso quer tirar Coaf das mãos de Moro e devolvê-lo para Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

A comissão que vai analisar a medida provisória que redefiniu a estrutura do governo será instalada nesta quarta (10) sob forte pressão para, de fato, tirar o Coaf das mãos do ministro Sergio Moro (Justiça) e devolvê-lo para o guarda-chuva da Economia.

Haverá um trabalho para dar fundamentação técnica à mudança. O deputado João Roma (PRB-BA), cotado para presidir o colegiado, disse a aliados que pretende organizar um seminário com representantes de outros países para discutir o tema.

A ideia de Roma é mostrar que, lá fora, órgãos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ficam, na maioria dos países, atrelados às equipes econômicas.

Como mostrou o Painel no início de março, líderes de partidos do centrão querem usar a medida provisória em que Jair Bolsonaro redesenhou a Esplanada para dar novo recado de insatisfação ao Planalto.

Já naquela ocasião, a ideia era tirar o Coaf e devolver a Funai ao Ministério da Justiça. A proposta, agora, está ganhando corpo, com a adesão de parlamentares que concordam ideologicamente com a migração do órgão que fiscaliza movimentações financeiras.

Da FSP