Doria será investigado sobre reforma no Palácio dos Bandeirantes

Todos os posts, Últimas notícias

O Ministério Público de São Paulo instaurou nesta quinta-feira (4) um inquérito civil para investigar a reforma feita pelo governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo paulista.

Doria modificou ambientes como a Sala dos Pratos e a Sala dos Despachos, que tinham piso de madeira lustrosa, lambris de madeira e as paredes claras. Agora as estruturas de madeira foram pintadas de preto fosco, há um piso preto e as paredes são cinzas. O governador também pintou de preto uma mesa de tábuas.

A 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital quer apurar se o governo poderia reformar móveis, pisos e mesas sem consultar órgãos preservacionistas. O Palácio dos Bandeirantes não é tombado na parte interna, mas o Ministério Público considera que os bens modificados possuem interesse histórico e artístico.

Para isso, o promotor de Justiça Carlos Henrique Prestes Camargo consultará o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para saber se o órgão teve ciência da reforma.

O caso também foi enviado à Promotoria de Justiça de Patrimônio Público para que analise medidas cabíveis em relação ao gasto de R$ 1,9 milhão com a reforma.

Quando questionado sobre a reforma, o governo de São Paulo afirmou que as obras foram de manutenção e necessárias, pois os ambientes estavam degradados. Segundo o palácio, nenhuma obra do acervo, que possuem valor histórico, foi modificada.

Da FSP