Fake news: Casas que aparecem em publicação não são de Lula, Dilma e Gleisi

Todos os posts, Últimas notícias

Circula em redes sociais uma imagem com casas que seriam dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e da deputada federal Gleisi Hoffmann. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“AÍ ESTÁ A CASA DO LULA…DILMA E GLEISI”
Trecho da legenda que até às 13h34 do dia 26 de abril de 2019 teve diversos compartilhamentos no Facebook

FALSO

A imagem verificada pela Lupa é falsa. As casas que aparecem na publicação não pertencem a Lula, Dilma e Gleisi. Na verdade, as fotos foram retiradas de sites de corretoras de imóveis ou construtoras brasileiras – não tendo nenhuma relação com os três petistas citados.

A imagem da suposta casa de Lula veio da corretora Hansen Imóveis e mostra uma residência à venda no Alphaville Litoral Norte, em Camaçari, na Bahia. Em sua última declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral, feita em 2018, Lula não listou casas como sua propriedade. O ex-presidente tem apenas três apartamentos e um terreno  em São Bernardo do Campo. Lula teve sua candidatura indeferida pelo tribunal, com base na Lei da Ficha Limpa.

A residência atribuída a Dilma Rousseff, por sua vez, fica em Itaparica, também na Bahia, e é de um site de aluguel de casas por temporada. A ex-presidente declarou ao TSE no ano passado que tem uma casa, dois terrenos e dois apartamentos em Porto Alegre e um outro apartamento em Belo Horizonte. Dilma concorreu ao Senado por Minas Gerais, mas não elegeu.

Por último, a foto da casa que seria de Gleisi está no site da construtora Farinazzo Arquitetura. Segundo a empresa, a casa fica em Maringá, no Paraná. Ao TSE, Gleisi declarou ter dois apartamentos em Curitiba, no Paraná. A petista se elegeu deputada federal pelo estado.

Da Piauí