Falsa a capa do The Economist com chamada de que Lula é o político mais corrupto

Todos os posts, Últimas notícias

Circula em redes sociais a imagem de uma capa da revista britânica The Economist que coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o político mais corrupto do mundo. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Lula é eleito pela revista inglesa ‘The Economist’ como o maior ladrão do mundo”

Trecho de legenda de post que, até as 16h30 do dia 26 de abril de 2019, tinha sido compartilhado mais de 1,1 mil vezes no Facebook

FALSO
A capa da revista é falsa. A The Economist nunca publicou uma primeira página acusando Lula de ser o político mais corrupto do mundo. A imagem exibida nas redes sociais é uma montagem, que circula desde 2017. No site da publicação estão reunidas todas as reportagens publicadas sobre o ex-presidente brasileiro. Não há entre os textos qualquer matéria que coloque Lula como o líder em um ranking de corrupção do planeta.

A edição de 20 de agosto de 2017, que aparece no post, jamais existiu. A revista publicada na data mais próxima, em 19 de agosto de 2017, traz uma charge com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando em um megafone que também é um chapéu da organização racista Ku Klux Klan.

Uma checagem semelhante foi feita pelos sites Estadão Verifica, Boatos.org, UOL Confere e E-farsas.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Da FSP