Inadimplência atinge 63 milhões em março e bate recorde

Todos os posts, Últimas notícias

O número de consumidores inadimplentes no Brasil chegou a 63 milhões em março e registrou recorde desde 2016, quando teve início a série histórica, informa a Serasa Experian. Segundo o birô de crédito, isso significa que 40,3% da população adulta do país estava com dívidas atrasadas no mês.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (61 milhões), o aumento foi de 3,2%, ou 2 milhões a mais de pessoas. Na comparação entre março e fevereiro, a alta foi de 1,2%.

“O aumento do desemprego e o repique da inflação nos primeiros meses do ano resultaram em perda da renda do consumidor, que impacta diretamente na inadimplência. Também a concentração de compromissos financeiros típicos de início de ano (IPTU, IPVA, material escolar, etc.) pressionaram o orçamento da população”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, em comunicado.

Por faixa etária, a inadimplência é maior nas pessoas de 36 a 40 anos (48,5% delas estão inadimplentes), mas os idosos — consumidores com mais de 61 anos — apresentaram a maior alta (1,9 p.p.) em março de 2019, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Por segmentos, bancos e cartões representavam maior parcela dos registros de inadimplência em março (28,1%), seguidos pelos serviços públicos como água, luz e gás (19%) e telefonia (11,6%). Esta última categoria teve a maior variação da inadimplência na comparação com março de 2018 (1,6 p.p.).

Por Estados, lideram a lista de maior parcela da população acima de 18 anos inadimplente Roraima (62%), Amapá (535), Amazonas (51%), Acre (50%) e Rio de Janeiro (46%). Na outra ponta, Santa Catarina (34%), Rio Grande do Sul (35%) e Paraíba (35%) têm os menores percentuais de inadimplentes.

Do Valor