Josias de Souza: “Para Bolsonaro, a execução de Evaldo Rosa é uma inconveniência secundária”

Todos os posts, Últimas notícias

Decorridos cinco dias da execução do músico Evaldo Rosa dos Santos por uma patrulha do Exército, no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro balbuciou, finalmente, meia dúzia de palavras sobre o fato. “O Exército não matou ninguém, não”, disse ele. “O Exército é do povo. A gente não pode acusar o povo de ser assassino, não.” Para Bolsonaro, o que houve foi “um incidente”. Ele lamentou que esse “incidente” tenha levado à morte de um “cidadão trabalhador, honesto”. No mais, disse que “está sendo apurada a responsabilidade.”

O que é um incidente? Os dicionários trazem vários significados. Por exemplo: Incidente é “um fato inconveniente ou desagradável”. Incidente é algo “que desempenha um papel secundário, incidental.” Quer dizer: Para Bolsonaro, a execução de Evaldo Rosa é uma inconveniência secundária. Essa é a posição do presidente da República, comandante em chefe das Forças Armadas.

Não fica bem discutir com um presidente sobre tiros, tema no qual ele é especialista. Mas sugiro que façamos um teste. Como ficariam as coisas se Evaldo, em vez de negro e músico, fosse branco e senador, deputado federal ou vereador carioca. Suponha que Evaldo, em vez de morar nos fundões do Rio, vivesse na Barra da Tijuca. Imagine que, numa tarde de domingo, esse nosso personagem hipotético decidisse levar a família a um chá de bebê.

Suponha que uma patrulha do Exército disparasse mais de 80 tiros de fuzil contra o carro desse Evaldo imaginário. Imagine que ele morresse. Agora suponha o que aconteceria na República se o sobrenome do nosso Evaldo fictício, em vez de Rosa, fosse, digamos, Bolsonaro. Pronto. Agora você pode avaliar o que deveria ter dito o capitão e como se sentem os familiares do músico com o que foi declarado. Não se trata de culpar o Exército. Trata-se de respeitar o morto. Incidente não é sinônimo de execução.

De UOL