PF diz que houve falhas na perícia da Polícia Civil no Caso Marielle

Todos os posts, Últimas notícias

A investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, praticado há um ano, abalou as relações entre as polícias Federal e Civil. Em um laudo elaborado pelo seu Núcleo de Identificação, a Polícia Federal apontou erros na preservação de provas colhidas por investigadores do estado.

Já a Polícia Civil pede, desde outubro do ano passado, que a corporação federal entregue cerca de cem submetralhadoras HK MP5 de seu arsenal — modelo que teria sido usado no crime — para a realização de exames de balística. A solicitação foi negada pela Polícia Federal, que apura supostos obstáculos criados pela Delegacia de Homicídios do Rio para a elucidação do caso.

De acordo com a Polícia Federal, em apenas um dos nove estojos de balas recolhidos no local do assassinato é possível identificar parte de uma impressão digital. Ela foi confrontada com as armazenadas no banco de dados da corporação, mas não tem semelhança com nenhuma.

Diante disso, o juiz Gustavo Kalil, do 4º Tribunal do Júri, perguntou à Polícia Federal se o resultado negativo pode indicar alguma falha no recolhimento da prova. Em resposta, o chefe do Núcleo de Identificação, Wagner Nascimento, afirmou que sim.

De O globo.