PM usa arma para empurrar adolescente que participava de protesto em Guarulhos

Todos os posts, Últimas notícias

Um policial militar que tentava conter um protesto de alunos numa escola pública de Guarulhos, na Grande São Paulo, usou o cano de sua arma para empurrar uma estudante do ensino médio que participava do manifesto. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que a jovem tentou passar por uma área bloqueada pelos agentes e é empurrada por um deles por pelo menos duas vezes.

O caso aconteceu na escola estadual Frederico de Barros Brotero, localizada na Vila Progresso. Segundo estudantes, o protesto tinha como objetivo cobrar melhorias para o colégio e a destituição do atual diretor, acusado de negligenciar os pedidos da comunidade escolar.

Eles afirmam ainda que a escola não recebe manutenção de infraestrutura adequada, e que as salas de aula, os corredores e os banheiros ficam alagados quando chove.

Pelas melhorias, foram organizados protestos nos períodos da manhã, tarde e noite. A direção da escola teria acionado a polícia para tentar controlar a situação por volta das 19h30 desta quarta.

No vídeo, gravado supostamente por um dos alunos, também é possível ver quando quatro policiais entram no pátio da escola e fazem uma espécie de cordão de isolamento em frente ao portão de acesso. O policial que empurra a jovem entrou no local, onde estavam dezenas de estudantes, com uma arma de cano longo em punho.

No momento em que a jovem é empurrada, primeiro com a mão e depois com a arma, várias pessoas gritam e tentam intervir. Um homem entra na frente para separar a jovem e o policial, que mantém a arma apontada para os jovens no pátio.

A Polícia Militar não comentou a ação dos ​PMs que estiveram na escola, e informou que a ocorrência foi encerrada sem que ninguém fosse levado para a delegacia.

A Secretaria de Educação do Estado vai apurar o episódio e colaborar com Polícia para esclarecer o fato.

Os alunos prometem realizar nesta sexta-feira (05) novos protestos no pátio do colégio em que vão pedir a renúncia do diretor da escola.

Da FSP