Rodrigo Maia quer debater Previdência na madrugada para acelerar votação na CCJ

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta terça-feira o acordo feito por líderes de partidos para a tramitação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ ) da Câmara. Maia disse que não era “razoável” dar a palavra a mais de 100 deputados para discutir apenas a constitucionalidade da proposta da equipe econômica. Na segunda-feira, a oposição e o centrão conseguiram inverter a pauta de votação para aprovar a PEC do Orçamento Impositivo. Já o debate para a reforma da aposentadoria começou a ser feito apenas  às 10h desta terça-feira.

Maia diz que vai conversar com líderes e sugerir que a discussão possa entrar pela madrugada. Para ele, se isso ocorrer,  seria possível votar o parecer do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) sobre a reforma ainda nesta quarta-feira.

–  Não faz sentido na Comissão de Constituição e Justiça, para a admissibilidade, ter mais de 100 inscritos. Isso não é razoável. Se o limite (mínimo) são dez para (apresentar) o requerimento de encerramento (de discussão), acho que o acordo seria que 30 ou 40 pudessem falar. Então, um acordo para todos falarem é um acordo que inviabiliza qualquer procedimento daqueles que querem colaborar. Mas eu vou começar a me reunir com os líderes agora. E minha opinião é que a CCJ deveria funcionar a madrugada inteira

Encerrar todos que querem falar. E tentar votar amanhã de manhã. Essa é minha opinião como deputado, não como presidente da Câmara – disse Rodrigo Maia.
Mesmo que a votação seja feita na próxima segunda-feira, Maia disse que o calendário não será atrasado.

– Não atrasa. Nós vamos cumprir o calendário. Pode aprovar a amanhã ou na próxima segunda. O ideal é  que a gente aprove amanhã.

De O Globo.