Vídeo bolsonarista sobre 64: A história contada por um maluco

Opinião, Todos os posts, Últimas notícias

Leia a coluna de Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha, autor dos romances “Jantando com Melvin” e “Noturno”. É mestre em sociologia pela USP.

***

A história de 64, contada por um idiota

Coisa mais bizarra, esse vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto e pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), a propósito de 1964.

Um senhor desconhecido, cujo rosto lembra o de algum antigo comentarista de futebol do Paulistão de 30 anos atrás, apela para a experiência dos mais velhos.

“Se você tem a mesma idade que eu”, começa ele, “pouco mais, pouco menos” —note-se a liberalidade, o espírito de tolerância dessa concessão— “sabe que houve um tempo em que nosso céu não tinha mais estrelas”.

Sim, tenho aproximadamente a mesma idade do locutor. E me lembro de um tempo assim. “Um tempo de medo e ameaças”, continua ele. Em que as pessoas “prendiam e matavam seus próprios compatriotas”.

Tudo indica que ele está falando da ditadura militar. Mas não! É o contrário!

A loucura da iniciativa é descrever como um período de trevas a República democrática instituída a partir de 1945 —quando presidentes, governadores, prefeitos e parlamentares eram eleitos pelo voto popular.

Para o locutor bolsonarista, a intervenção militar de 31 de março não cassou parlamentares, não extinguiu partidos políticos, não fechou o Congresso, não tirou juízes e ministros do STF de suas funções, não matou ninguém, não censurou jornais, músicas e peças de teatro, não permitiu a tortura e a prisão indiscriminada de opositores do regime.

No raciocínio dele, isso tudo acontecia antes do golpe. Ou, pelo menos, constituía uma ameaça iminente, já que os comunistas —eles sim— fazem ditaduras. O Exército, a partir de 1964, trouxe a luz sobre a escuridão. O Exército (o Exército, o Exército!, repete o locutor) democratizou o país.

Tudo isso é de uma tamanha burrice, de uma tamanha ignorância, de uma tamanha desonestidade, que nem mesmo valeria a pena ser contestado.

O problema é que muitas pessoas, não digo de esquerda, mas com um mínimo de apreço à verdade e à democracia, parecem ter desistido há algum tempo de discutir esse tipo de coisa.

Estou entre os culpados. Não tenho ânimo nem personalidade para me engalfinhar com fanáticos.

O fato é que os absurdos vão crescendo, e seria preciso uma reação organizada, permanente e institucional de parte dos democratas e da esquerda para se contrapor à demência em curso.

A propaganda bolsonarista parece vir de outro planeta. É tão tosca e inacreditável que o mais interessante, acho, seria perguntar o que se passa na cabeça de quem a produziu.

Sem excluir as hipóteses óbvias —a loucura extremista e o hábito, comum entre as pessoas muito burras, de achar que os outros são mais burros ainda—, imagino que outro processo esteja em curso.

Não é impossível que o estrategista por trás dessa comédia tenha pensado mais ou menos assim.

“Os comunistas”, raciocina ele, “são mestres da propaganda mentirosa”. Martelam sem descanso suas teses na cabeça dos mais jovens, e com isso acabam conseguindo adeptos.

Nosso bolsonarista terá, talvez, lido um clássico do anti-stalinismo como a “Revolução dos Bichos” de George Orwell —e, sem dúvida, “1984”, do mesmo autor. Ali se denuncia a prática da “novilíngua”, empregada pelo “Grande Irmão” para impor sua tirania sobre as massas.

Na distopia de Orwell, o “Ministério da Paz” era quem cuidava da guerra, e o “Ministério da Verdade” cuidava da propaganda.

“Hum! É então assim que agem os comunas, hein?” pensou o bolsonarista. “Vamos vencê-los com uma dose do próprio remédio!” Ele faz uma breve pesquisa na internet. “Dizem que a Revolução de 64 impôs um período de trevas e que os militares acabaram com a democracia?”

Ele resolve ser esperto. “E se dissermos exatamente o contrário?” Pensa mais um pouco. “Afinal, os comunas não tem nada de democratas. Logo, quem acabou com a raça deles…”

“Claro!”, entusiasma-se um jovem discípulo. “Quem destruiu os comunas… será por definição um democrata!”

Portanto, “se derrubamos a esquerda com tanques, se fechamos o Congresso, se torturamos, se impedimos a realização de eleições…”.

O pensador bolsonarista triunfa: “instituímos, ‘ipso facto’, a democracia!” Um pouco de latim impressiona os incautos. “Quod erat demonstrandum”, acrescenta, com um risinho abafado.

É o mesmo processo que faz o fanático dizer que os nazistas eram de esquerda. “Não sabe que eles se diziam socialistas?” Sim. Do mesmo modo que você, bolsonarista, se diz democrata.

Da FSP