Abrasco lança nota em apoio aos pesquisadores da Fiocruz

Todos os posts, Últimas notícias

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) manifesta a sua solidariedade com a equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pelo 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, gestores do Sistema Único de Saúde e profissionais da saúde de nosso país reconhecem a contribuição da área da Saúde Coletiva para a identificação e dimensionamento dos problemas de saúde da população brasileira. O mencionado levantamento reafirma esta atuação, que busca subsidiar tanto a elaboração quanto a implantação de ações, programas e serviços de saúde capazes de enfrentar tais problemas adequadamente.

Além do compromisso com a melhoria das condições de vida e de saúde da população, os estudos desenvolvidos em nossas instituições têm sido guiados pelo rigor científico e por práticas que preservam a integridade ética em todas as etapas do processo de pesquisa. Desta forma, não é possível reagir com indiferença às afirmações que questionam a conduta de pesquisadores e de uma instituição como a Fiocruz.

A Abrasco reafirma o seu dever em defender nossos pesquisadores e nossas instituições de ensino e pesquisa e, ao mesmo tempo, convoca a comunidade da Saúde Coletiva a participar, com engajamento ainda maior, da resistência aos sucessivos ataques à pesquisa científica e ao ensino superior do nosso país.

Rio de Janeiro, 24 de maio de 2019.

Da Abrasco