Barragem a 144 km de Brumadinho pode se romper a partir do próximo domingo

Todos os posts, Últimas notícias

A barragem da mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), pode se romper a partir de domingo (19). É o que aponta documento da Vale a que o Ministério Público do estado teve acesso. A estrutura fica a 100 km de Belo Horizonte e a 144 km de Brumadinho, onde o rompimento de uma barragem da Vale em janeiro deixou 240 mortos e 30 desaparecidos.

Em recomendação emitida hoje, o MP deu prazo de seis horas para a mineradora informar ao órgão como fará para alertar dos riscos a população que pode ser atingida e o apoio que prestará no caso de o rompimento se concretizar.

Em nota enviada ao UOL, a Vale disse que “não há elementos técnicos” para afirmar que a barragem pode ser comprometida, mas que está tomando providências e realizará um novo simulado de evacuação no sábado (18) para reforçar o treinamento da comunidade.

alude é a estrutura semelhante a uma escadaria, em grandes proporções, que se forma ao redor da cava, que é de onde se retira o minério de ferro. A barragem Sul Superior, local de depósito do rejeito da produção da mina, fica 1,5 quilômetro à frente da cava. ‘Faltam elementos técnicos’ A mineradora disse, no comunicado enviado, que “não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude desencadeará gatilho para a ruptura da barragem”. Mas que, “mesmo assim, está reforçando o nível de alerta e prontidão para o caso extremo de rompimento” e “monitorando a cava 24 horas por dia”. A empresa disse ainda que intensificará a veiculação de informações em rádios da região e por meio de panfletagem. O novo simulado de evacuação será realizado às 15h deste sábado. “As equipes da Vale vão apoiar a realização do simulado, que será conduzido pela Defesa Civil”, disse a empresa.

dE Uol