Bolsonaro é uma decepção, diz revista Forbes

Todos os posts, Últimas notícias

Após pouco mais de quatro meses desde a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder, o novo governo tem sido uma “decepção”, segundo uma reportagem publicada no site da revista de economia Forbes.

A publicação destaca a alta recente do dólar e o aumento do desemprego no país, bem como a redução na expectativa de crescimento da economia e a queda na popularidade do presidente. Segundo a Forbes, o país deixou de ser o “queridinho” entre os mercados emergentes –rótulo associado ao país após a vitória de Bolsonaro nas eleições do ano passado.

“A grande reforma da Previdência de Bolsonaro não apareceu. Os investidores pensavam que o novo governo do Brasil estaria chegando a algum lugar até agora. Mas não está”, diz, indicando que a reforma pode ser votada em setembro.

Antes mesmo da posse de Bolsonaro, em dezembro do ano passado, a Forbes publicou uma reportagem indicando que os Mercados internacionais dariam um prazo de seis meses para que o governo entregasse mudanças na economia, incluindo a reforma. Esse atraso pode ser um forte índice desse afastamento dos investidores em relação ao governo.

Segundo a reportagem, é verdade que Bolsonaro herdou uma bagunça econômica e política no Brasil, e que ainda é cedo para ter alguma definição clara sobre o novo governo. Ainda assim, “tem sido um começo difícil”.

O texto diz ainda que o governo tem lutado para formar uma frente unificada em questões-chave como a reforma da Previdência–mas diz que o avanço tem sido lento e marcado por problemas. “Qualquer um que esperasse que Bolsonaro pudesse continuar [as reformas iniciadas por Michel Temer], ficou decepcionado até agora.”

A falta de experiência do novo governo aumenta as incertezas para as empresas brasileiras, diz a publicação. Isso atrasou a aprovação da reforma da Previdência e “puxou o tapete dos investidores do Brasil”.

Do UOL