Clara Charf receberá hoje título de cidadã paulistana na Câmara Municipal de SP

Todos os posts, Últimas notícias

Em reconhecimento ao importante papel histórico de Clara Charf, a Câmara Municipal de São Paulo lhe concederá o título de cidadã paulistana, atendendo a iniciativa do mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT), segunda-feira, 13 de maio, às 19 horas.

Aos 92 anos, Charf viveu muitas vidas em uma só. Sua trajetória se confunde com a própria história do Brasil no século XX. Nascida em Maceió em 1925, filha de judeus russos, foi criada em Recife. Mas morou no bairro histórico do Bom Retiro, em São Paulo, durante a maior parte de sua vida.

Em determinados períodos, viveu a amargura do exílio em outros países, conheceu a clandestinidade e colecionou endereços. Com uma militância socialista aguerrida, Charf foi perseguida no período da Ditadura Militar. Casada com Carlos Marighella, transformou sua vida em síntese de luta, sempre na resistência ao arbítrio.

O poeta, deputado federal e líder revolucionário foi seu grande amor e parceiro. Assassinado em novembro de 1969, vítima de uma trama nefasta, Marighella tornou-se símbolo de resistência a um Estado de exceção que seccionou a história brasileira.

Exilada em Cuba após a morte do companheiro, Charf recomeçou a vida com algumas certezas: não abandonaria a atuação política, se dedicando à construção de uma perspectiva radical de justiça social, e lutaria para honrar a memória de Marighella e denunciar a violência.

Tornou-se um baluarte da luta pela redemocratização do país e assumiu papel de importância fundamental para o movimento feminista, passando a fazer parte dos grupos “Mil Mulheres” e “Mulheres pela Paz”. Em 1980, foi fundadora do Partido dos Trabalhadores e candidatou-se a deputada estadual.

A cerimônia de entrega do título de cidadã paulistana a Clara Charf acontecerá em meio a um momento político delicado, tendo como pano de fundo a prisão do ex-presidente Lula, a principal liderança do PT – Partido dos Trabalhadores. Em um processo eivado de arbitrariedades e arranjos que tornam evidente a motivação persecutória das acusações, Lula é um personagem central neste cenário de recrudescimento das forças políticas que suspenderam a democracia brasileira por 21 anos. Neste contexto, o testemunho de paixão e coragem de Charf se torna ainda mais necessário e urgente.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/438586103391993/