Deputado federal David Miranda é escolhido um dos 10 líderes da nova geração, pela revista Time

Todos os posts, Últimas notícias

A revista americana TIME escolheu o deputado federal David Miranda(PSOL-RJ) como um dos 10 líderes mais influentes da nova geração.

A lista, divulgada nesta quinta-feira (16), conta também com a sueca Greta Thunberg, ativista contra as mudanças climáticas, além da cantora catelã Rosalía, o ativista americano pelo movimento de vacinas Ethan Lindenberger, entre outros jovens [veja todos os nomes abaixo].

A publicação descreve Miranda, que assumiu o cargo de deputado após Jean Wyllys deixar o Brasil por conta de ameaças de morte, como “o político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil”.

“Em 2016, ele foi eleito para o governo da cidade do Rio de Janeiro. Ele e sua colega Marielle Franco, integrante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) — uma mãe solteira, negra e homossexual — se tornaram os primeiros vereadores LGBTQ da história da cidade”, escreveu a Time.

Eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 2016, o carioca de 33 anos se descreve no Twitter como “Preto, Favelado e Primeiro vereador LGBT do RJ, midialivrista e pela causa animal.” Ele cresceu na favela do Jacarezinho, não conheceu seu pai e sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos.

Nas eleições do ano passado, Miranda se tornou o primeiro suplente da coligação “Mudar é possível”, composta por PSOL e PCB. Ele recebeu 17.356 votos.

Ele é casado há 13 anos com Glenn Greenwald, o jornalista americano que revelou em 2012, com Edward Snowden, o alcance das ferramentas de vigilância global dos Estados Unidos.

Veja a lista e a descrição da TIME dos lideres da nova geração

  • Tessa Thompson, atriz americana: “A super-heroína que Hollywood estava esperando”
  • Tune Wey, chefe de cozinha nigeriano: “Este chefe está usando a comida como ferramenta para denunciar as injustiças”
  • Ramla Ali, boxeadora somali: “Ela fugiu a devastadora guerra civil da Somália e agora quer ser a primeira boxeadora olímpica de seu país”
  • Greta Thuberg, ativista ambiental sueca: “Como esta ativista do clima conseguiu fazer com que todos a ouvissem”
  • Ethan Lindenberger, ativista americano pelas vacinas: “Este adolescente se vacinou contra a vontade de sua mãe e agora ajuda outros a fazer o mesmo”
  • Kim Geguri Se-Yeon, gamer da Coreia do Sul: “Conheça a jogadora de games feminina que está transformando o mundo dos e-sports do domínio masculino”
  • Diana El Wedidi, cantora egípcia: “Como esta artista do Egito se baseia em sua história para inspirar mudanças para o futuro”
  • David Miranda, político brasileiro: “Como este político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil”
  • Rosalía, cantora catalã: “Como esta cantora de flamenco inspira a música latina para se tornar um fenômeno do pop”
  • Carryminati (Ajey Nagar), youtuber indiano: “Como uma estrela viral no YouTube está abraçando suas origens indianas”

De Exame